sexta-feira, setembro 26, 2025

Quer se casar de graça? Saiba como se inscrever para o Casamento Comunitário em BH | Minas Gerais

Marcha nupcial, tapete vermelho, troca de alianças e benção ecumênica para o tão desejado “sim”. O sonho do casamento pode estar mais próximo para os casais apaixonados que moram em Belo Horizonte.

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) abriu inscrições para realização do Casamento Comunitário na capital mineira para pessoas que não têm condições de arcar com as taxas dos cartórios.

Faltam poucos dias para o fim do prazo de inscrições (leia mais abaixo o passo a passo para garantir sua vaga).

Após dois anos suspenso, devido à pandemia do coronavírus, o evento está de volta em 2022 com 300 vagas. Até a tarde desta terça-feira (12), ainda havia algumas disponíveis.

A data e local desta edição ainda serão definidos e anunciados em breve pela defensoria.

O evento também é aberto para quem já mantém união estável e quer, além de legalizar a situação civil, participar do “grande dia”.

Casais poderão fazer troca das alianças durante evento — Foto: DPMG / Divulgação

Os interessados devem se inscrever até o dia 19 de abril na sede da DPMG. Clique aqui e veja quais são os documentos solicitados.

A defensoria vai realizar as inscrições e, se os documentos estiverem em ordem, a habilitação para o casamento será feita pelos Cartórios de Registro Civil de Belo Horizonte.

É de responsabilidade de cada cartório fazer a avaliação da condição financeira dos interessados. Sendo assim, a inscrição não garante de imediato a gratuidade do casamento.

  • Endereço: na Rua dos Guajajaras, 1.707, Barro Preto
  • Dias e horários: segunda a sexta-feira, de 9h às 16h

Casamento comunitário em Minas Gerais

A primeira edição do Casamento Comunitário em Minas Gerais foi realizada em 2009 em Ipatinga, na Região do Rio Doce. Desde então, 3.876 casais oficializaram a união no estado.

Em Belo Horizonte, o primeiro evento foi em 2015 e, até 2019, 2.629 casais se casaram por meio do Casamento Comunitário.

Os vídeos mais vistos no g1 Minas:

FONTE: Lapada Lapada

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens