Número de detentos que utilizam tornozeleira eletrônica no AP em 2022 já é 10% maior que em 2021 | Amapá

O uso das tornozeleiras eletrônicas é uma medida alternativa usada pelo sistema prisional do Amapá desde o fim de 2018. Um balanço divulgado pela Central de Monitoramento Eletrônico (CME) do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) mostrou que, no primeiro trimestre de 2022, houve um aumento de 10% no número de presos que passaram a utilizar o aparelho, em relação ao mesmo período do ano passado.

Neste período, o equipamento foi colocado em 699 usuários. Já entre janeiro e março de 2021, 668 detentos começaram a ser monitorados por tornozeleiras.

De acordo com Acemiro Carvalho, gerente da CME, o número atual está dentro da média nacional brasileira de presos monitorados em tempo real fora do sistema prisional.

“Hoje nós temos um total de 1,3 mil dispositivos, com uma média de 65% dos apenados utilizando o sistema. Esse número está dentro da média comparada à realidade nacional. […] Dependendo do período do ano, esse número pode aumentar bastante, já que em dezembro há uma elevação do uso com as saídas temporárias”, explicou o gerente.

Central de Monitoramento Eletrônico do Iapen — Foto: Núbia Pacheco/Rede Amazônica

A tornozeleira eletrônica tem como foco a ressocialização do detento, utilizada na maioria das vezes por apenados do regime semiaberto. O aparelho também ajuda a diminuir custos para o sistema penitenciário.

Além disso, o equipamento também permite o monitoramento de casos de violência doméstica e identifica em tempo real quem descumpre a medida protetiva das vítimas. Até o final de março, foram registrados 116 casos de monitorados que violaram as condições impostas pela Justiça.

Todo o monitoramento é feito por uma equipe de agentes penais em uma sala específica. No local o acompanhamento dos dispositivos é realizado em tempo real, para que os profissionais possam intervir ao menor sinal de movimentação irregular.

Fachada da Central de Monitoramento Eletrônico do Iapen, em Macapá — Foto: Núbia Pacheco/Rede Amazônica

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

FONTE: Lapada Lapada

comando

Sair da versão mobile