domingo, setembro 7, 2025

Chuva causa deslizamento de encosta e desabamento de muro em Petrópolis; ninguém ficou ferido | Região Serrana

A Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, atendeu a ocorrências provocadas pela chuva desta quinta (14) e sexta-feira (15). Segundo o órgão não houve ocorrências graves, mas um muro desabou na Rua Dias de Silveira, no Bingen, e um deslizamento de encosta na Rua Joaquim Ribeiro da Mota, no Caxambu.

Nos dois locais, ninguém ficou ferido e nenhuma casa foi atingida, apenas vias ficaram obstruídas.

Os agentes da Defesa Civil atuaram na sinalização do trecho e contam com o suporte da COMDEP para a limpeza e desobstrução da via. As equipes se deslocaram, também no início da manhã, para o Castelo São Manoel, em Corrêas, onde houve queda de árvore atingindo residência.

Desabamento atendido pela Defesa Civil em Petrópolis nesta sexta-feira no Caxambu — Foto: Divulgação/Defesa Civil

Nesta sexta, o tempo permanece instável no município com previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia.

Na noite de quinta-feira (14), houve registro de chuva moderada a forte, com rajadas de vento muito forte, alcançando 81 km/h, segundo dados da estação meteorológica do Pico do Couto, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Essa condição do tempo se estendeu por toda a madrugada.

Os maiores registros pluviométricos registrados no fim da noite de quinta foram Alto da Serra, com 111,4 milímetros em 24 horas; no Itamarati com 34,5 mm/24h; e Itaipava, com 19,7 mm/24h. Não houve registros significativos pelos 4º e 5º distritos.

Área interdidata no Caxambu, em Petrópolis, no RJ — Foto: Divulgação/Defesa Civil

Houve inundação na Rua Coronel Veiga, que chegou a ter trecho interditado para o tráfego, entre as Duas Pontes e Ponte Fones. As equipes da Defesa Civil e CPTrans atuaram no local para sinalização e orientação dos motoristas. A via, que segue sendo monitorada, já está liberada para o tráfego.

A Defesa Civil permanece em monitoramento das condições do tempo e novos alertas podem ser enviados ao longo do período. É importante que a população fique atenta aos informes que ainda podem ser emitidos. Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

FONTE: Lapada Lapada

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens