Um bacharel em Direito, identificado pelas iniciais de J.C.P., 31 anos, foi preso na última terça-feira (17), atuando ilegalmente como advogado no Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS). Já na delegacia, o suspeito foi reconhecido por outras vítimas que haviam contratado o serviço do ‘falso advogado’.
Segundo informações do registro da ocorrência, os policiais penais perceberam que a carteira de estagiário da OAB que o suspeito apresentou estava vencida e que ele estaria atuando como advogado. Após a constatação, os agentes acionaram o presidente da OAB seccional de Sorriso para acompanhar os fatos, já que o suspeito tinha atendido quatro clientes.
Após a chegada do representante da OAB, o falso advogado recebeu voz de prisão por falsidade ideológica e exercício irregular da profissão.
Consta no documento que o suspeito seria um ex-estagiário e sua carteirinha da OAB (estágio) estava vencida desde o dia 01 de janeiro de 2022. No momento da prisão, o bacharel estava atuando sozinho, o que torna o crime de falsidade ideológica. Já na delegacia, ele negou ter cometido os crimes.
Há informações ainda de que o falso advogado aplicava outros em clientes no município. Inclusive, no momento de sua prisão, havia vítimas na delegacia que afirmaram ter contratado o advogado, efetuado o pagamento e não obtido nenhuma reposta por parte dele.
O caso será investigado pela Polícia Judiciária Civil.