Câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon registraram um meteoro que cruzou o céu de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo na madrugada do último sábado (21).
Ao todo, 10 câmeras registraram o momento em que o meteoro cruzava esses municípios, dentre esses, Alta Floresta, norte do estado de Mato Grosso. Um momento pouco visto a olho nu mas que ficam registrado pelas câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon.
Os Meteoros vem dos asteroides, meteoroides, cometas ou de fragmentos deles. Os asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, até fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia podem aquecer instantaneamente e ionizar os gases atmosféricos. A partir disso, surge uma bolha de plasma que brilha intensamente ao mesmo tempo que vaporiza a rocha espacial de fora para dentro. Esse fenômeno luminoso é chamado de meteoro. Então, o meteoro em si é apenas o fenômeno luminoso, não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, também é chamado de estrela cadente.
Confira abaixo as localizações e nossos parceiros:
Minas Gerais
– Oliveira/MG – Sempre Internet
– Carmo da Mata/MG – Sempre Internet
– Rio Paranaíba/MG – Dallas Palace Hotel
– Patos de Minas/MG – Ivan Soares (Bramon)
– Belo Horizonte/MG – Aeroclube de Minas Gerais
Goiás
– Caçu/GO – Império Hotel
– Santo Antônio do Descoberto/GO – Combo Livre (duas câmeras)
Mato Grosso
– Alta Floresta/MT – W Internet
São Paulo
– Viradouro/SP – RGT – Rede Global Telecom
Timelapse
Confira o vídeo exclusivo:
CÂMERAS REGISTRAM METEORO
FONTE: mtesporte