Sindicato Rural de Uberlândia vai doar 11 mil doses de sêmen bovino | Triângulo Mineiro

O programa “Mais Genética”, que vai prestar assistência médico-veterinária para produtores rurais, foi lançado pelo Sindicato Rural de Uberlândia. O lançamento oficial ocorreu em evento realizado na tarde desta segunda-feira (23).

Segundo o presidente da entidade, Thiago Silveira, o programa vai doar 11 doses de sêmen bovino. O serviço será oferecido de forma gratuita para associados. Veja abaixo as condições para associação.

De acordo com Thiago Silveira, o programa prevê a doação de 11 mil doses de sêmen bovino de raças de corte e de leito, com procedimentos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). As doses de material genético foram doadas por centrais de sêmen e associações, por meio de parcerias.

“O objetivo de tudo isso é melhorar a genética, melhorar a taxa de desfrute da pecuária, encurtar o ciclo com animais de genética superior e permitir que a produtividade seja maior. Queremos dar condições para que o produtor tenha melhores resultados na sua atividade, uma vez que os custos estão muito altos e queremos oferecer leite e carne com mais qualidade para o mercado”, disse o presidente do sindicato.

O serviço será executado por médico-veterinário contratado pelo sindicato rural. O profissional vai atuar nas áreas de sanidade, reprodução e nutrição animal.

“A assistência veterinária é um sonho que estamos realizando para o produtor rural, com foco no pequeno e médio produtor, aonde poderemos oferecer assistência médica-veterinária com muita qualidade. O médico-veterinário contratado é muito capacitado no mercado e isso será gratuito para o produtor”, afirmou Silveira.

Ainda conforme o presidente do sindicato, o serviço será gratuito para associados que quiserem aderir ao programa, desde que sigam critérios estabelecidos. No entanto, os produtores vão precisar arcar com o deslocamento do profissional, medicamentos e custos de exames.

Quanto aos atendimentos de sanidade animal, o programa vai oferecer gratuitamente consultas, solicitação de exames, diagnósticos, tratamentos, controle e prevenção de mastite e elaboração de calendário sanitário. Também haverá orientação nutricional, assessoria para manejo de pastagem e orientação na mineralização do gado.

“A associação é um pré-requisito. O sindicato tem um custo para bancar tudo isso e é importante que o produtor seja associado para que, além desse, possa ter acesso a todos os outros benefícios que temos para os produtores, como economia na conta de energia, folha de contabilidade. Temos diversos serviços na área de consultoria ambiental, assessoria jurídica”, concluiu Thiago Silveira.

Para se associar ao Sindicato Rural de Uberlândia, o produtor deve apresentar uma inscrição de produtor em qualquer município e pagar anuidade de um salário mínimo, que pode ser quitada em até 12 vezes no cartão de crédito. Interessados podem obter mais informações pelo telefone (34) 3292-8809.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

FONTE: Lapada Lapada

comando

Sair da versão mobile