sábado, dezembro 13, 2025

Servidores do INSS voltam ao trabalho e retomam atendimentos na região de Campinas após 2 meses de greve | Campinas e Região

Servidores do INSS voltam ao trabalho e retomam atendimentos na

Ao menos 11 agências em dez cidades da região foram afetadas. Além das duas unidades na metrópole, Hortolândia, Americana, Sumaré, Indaiatuba, Valinhos, Mogi Guaçu, Socorro, Amparo e Mogi Mirim tiveram adesão de funcionários da Previdência à greve.

Fora os moradores dessas cidades, os do entorno também ficaram sem atendimento – já que há municípios que não possuem agências. Quem reside em Águas de Lindóia, Estiva Gerbi, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Paulínia e Pedra Bela, depende de ir a outra cidade para ter acesso a serviços e perícias.

Ao longo da mobilização, somente alguns serviços puderam ser realizados via telefone 135 ou pelo site Meu INSS.

A greve dos médicos peritos também foi encerrada e as consultas começaram a ser normalizadas nesta segunda.

Antes da abertura da agência central de Campinas, na Rua Barreto Leme, nesta terça, uma fila de beneficiários se formou na porta. A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, apurou no local que todas as pessoas conseguiram entrar para ser atendidas.

O Sindicato dos Servidores da Previdência Social da região (Sinsprev) informou que ainda nesta terça terá uma reunião em Brasília para negociar a reposição salarial dos dias descontados dos servidores.

Fila de beneficiários na agência do INSS de Campinas após fim da greve dos servidores — Foto: Reprodução/EPTV

Após 52 dias de greve, os médicos peritos do INSS anunciaram o fim da mobilização e retomada dos atendimentos nesta segunda.

Em nota, a Subsecretaria de Perícia Médica Federal informou que, por enquanto, serão realizadas as perícias que já estavam agendadas, seguindo os procedimentos ordinários.

“As medidas para redução do estoque e das perícias impactadas pela greve serão objeto de normativo a ser publicado em breve”, diz o texto. Ao todo, 177.875 perícias estão agendadas para os próximos dias no Estado de São Paulo; não foram informados números por cidade.

Antes da greve, eram feitas, em média, 150 perícias por dia só na cidade de Campinas. Quem não conseguiu reagendar as consultas durante a paralisação, deve acessar o site do INSS.

Importante ressaltar que as remarcações estão sendo feitas para datas em julho e agosto, por conta da alta demanda, segundo beneficiários da região de Campinas.

Fila na agência do INSS de Campinas após fim da greve dos servidores — Foto: Reprodução/EPTV

VÍDEOS: confira outros destaques da região

FONTE: Lapada Lapada

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens