São Carlos volta a obrigar máscaras em repartições públicas; Comitê quer triagem de síndrome gripal | São Carlos e Araraquara

A Prefeitura São Carlos (SP) voltou a obrigar o uso de máscaras em todas as repartições públicas. A medida será publicada no Diário Oficial de sábado (28). A administração deve recomendar o uso em escolas.

Com alta de casos, o Comitê Emergencial quer um novo espaço para triagem da síndrome gripal. O do ginásio Milton Olaio foi encerrado em março.

  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Telegram

O município soma 42.276 casos da doença, sendo 2.911 somente em maio, alta de 244% em relação a abril, que teve 846. As mortes somam 592, sendo 8 em maio.

  • LEIA TAMBÉM: Idosa de 66 anos é a 592ª vítima da Covid-19 em São Carlos

Mortes por Covid-19 em São Carlos

Fonte: Prefeitura Municipal – 8 óbitos registrados em outubro de 2021são de 2020

O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos se reuniu na manhã desta sexta (27) com representantes da Secretaria da Saúde e do Departamento de Vigilância em Saúde. A situação epidemiológica foi avaliada e medidas solicitadas, como:

  • retorno obrigatório da máscara em todas as dependências da administração direta e indireta (já autorizado)
  • solicitação de novo espaço para triagem da síndrome gripal. A medida tem como objetivo aliviar o atendimento nas unidades de saúde, incluindo as UPAS.
  • Recomendação aos promotores de eventos sobre importância da exigência do uso de máscaras de forma correta e a exigência da carteira de vacinação atualizada, além dos protocolos sanitários.
  • Recomendação para que alunos, professores e funcionários, retomem o uso de máscaras.

A vacinação ajuda a frear o aumento de mortes. Em São Carlos já foram aplicadas 630.746 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 241.151 referente a primeira dose (94,76% da população em geral); 222.630 de segunda dose (87,48% da população em geral) e 166.965 doses de reforço (65,60% da população em geral).

O Departamento de Vigilância em Saúde também informou que de acordo com o relatório analítico de faltosos do Vacivida, a cidade contabiliza 11.393 pessoas sem a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e 53.818 que ainda não tomaram a dose de reforço (terceira dose).

FONTE: Lapada Lapada

comando

Sair da versão mobile