Casa sustentável, jardim sensorial e varal de decomposição de resíduos: São Pedro inaugura Centro de Educação Ambiental | Piracicaba e Região

São Pedro (SP) inaugura o primeiro Centro de Educação Ambiental (CEA) da cidade neste sábado (28), a partir das 9h, no Parque Ecológico Ernesto Baltieri. Com jardim sensorial, pomar, horta, varal com tempo de decomposição de resíduos e composteira comunitária, o espaço é dividido pelas estações temáticas Cidades Sustentáveis, Solos, Saneamento e Florestas, que formam um trajeto para percorrer e aprender.

A entrada é gratuita e as visitas podem ter acompanhamento de monitores, com agendamento, ou de audioguias acionados por aplicativos de celular. A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo para região de Piracicaba (SP), conheceu o espaço.

O Centro de Educação Ambiental tem cerca de 30 espécies diferentes de árvores catalogadas. O visitante poderá levar um muda de plantas nativas da região.

“O Centro de Educação Ambiental nasceu com o propósito e a missão que, na verdade são também do mundo todo, de promover o debate e reflexão acerca das questões ambientais e da preservação”, enfatizou o coordenador municipal de Meio Ambiente e idealizador do espaço, Rogério Bosqueiro.

Centro de Educação Ambiental de São Pedro tem horta e pomar — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

De acordo com a Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Pedro, todas as estações temáticas do Centro foram planejadas de forma a se integrar na aprendizagem, em conformidade com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as diretivas do Programa Município Verde Azul – iniciativa que monitora a gestão ambiental municipal.

No espaço, segundo a coordenação do Centro, foram direcionados cerca R$ 30 mil para a formatação da unidade de Educação Ambiental .

Parcerias foram estabelecidas com a comunidade local e com docentes e discentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) para a concepção de materiais didáticos do CEA.

“Quando pensamos na educação ambiental, estamos também pensando no futuro das próximas gerações e do nosso planeta”, comentou o coordenador municipal de Meio Ambiente.

Centro de Educação Ambiental, inaugurado em São Pedro, oferece mudas de plantas nativas e espaço com composteira coletiva — Foto: Prefeitura de São Pedro/Divulgação

Cada estação temática foi projetada com seus próprios instrumentos e metodologias, bem como painéis explicativos.

No espaço das Cidades Sustentáveis, o visitante terá contato com elementos de uma casa com sistema de captação de água da chuva, placar solar, bicicletário e torneiras com temporizadores.

Na estação Solos, o público visita a horta orgânica, a composteira comunitária e amostra de diferentes tipos de solo, como argiloso, arenoso, cimentado e com cobertura vegetal.

Centro de Educação Ambiental de São Pedro oferece composteira comunitária aos visitantes — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

A estação Saneamento tem lixeiras de coleta seletiva e varal de resíduos, para que os visitantes percebam quanto tempo o resíduo leva para se decompor na natureza. E para finalizar, a estação Florestas abrange viveiro de mudas, jardim de abelhas e mural com cartas informativas sobre animais nativos.

“Pensamos este Centro de Educação Ambiental para abordar diversos conceitos, como biodiversidade, desenvolvimento sustentável, recursos hídricos, arborização, produção de alimentos e muitos outros. Nosso intuito é proporcionar uma experiência incrível e inesquecível aos visitantes, com atividades lúdicas e interativas e monitoria feita por agentes de educação ambiental habilitados”, afirmou Bosqueiro.

O Centro de Educação Ambiental tem pontos de apoio para desenvolvimento como a Estação de Tratamento de Água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp), o Centro de Mídias da Estação de Tratamento de Esgoto e a Nascente Modelo, uma Área de Preservação Permanente (APP ) no bairro Alpes das Águas, com diversidade de árvores nativas, trilha ecológica e um espaço para agrofloresta (sistema de plantio de árvores variadas).

O Parque Ecológico Ernesto Baltieri fica na Rua Ademir Bontorim, nº 81. Entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3481-9260.

Neste sábada (28) também foram inaugurados o fontanário Luiz Borba, com apresentação artística de alunos da Escola Municipal de Educação Básica “Joaquim Norberto de Toledo”, com início da programação especial da Semana do Meio Ambiente.

As visitas ao Centro de Educação Ambiental de São Pedro podem ser guiadas gratuitamente, para estudantes e público em geral, mediante agendamento. O visitante ainda pode utilizar o audioguia, gravação que pode ser acionada por celular, permitindo fazer o percurso individualmente.

VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região

FONTE: Lapada Lapada

comando

Sair da versão mobile