sexta-feira, novembro 22, 2024

Familiares depredam UPA aps morte de paciente por falta de ambulncia

 

Uma verdadeira confusão foi registrada na noite desta quinta-feira (02) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pascoal Ramos, em Cuiabá, após a morte de uma mulher por parada cardiorrespiratória enquanto aguardava uma ambulância para ser transferida para outra unidade. Familiares da paciente ficaram revoltados e depredaram a frente da unidade. A Polícia Militar teve que ser acionada.

Segundo informações da Polícia Militar, a revolta dos familiares se deu por conta de que os funcionários não permitiram que a mulher fosse transportada em carro próprio da família, por conta de seu quadro clínico.

Ao receberem a notícia da morte da mulher, os familiares se revoltaram com os funcionários da unidade, que ficaram temerosos com a situação e acionaram a PM. Uma equipe esteve no local e controlou a situação.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá disse que a paciente deu entrada na UPA com dor no tórax e foi atendida em cinco minutos.

Para avaliação do caso, um exame de eletrocardiograma foi solicitado à paciente e, por isso, ela foi medicada. Após ter o quadro estabilizado, passou a aguardar uma ambulância que a levaria para a Policlínica do Pedra 90.

Ainda de acordo com a SMS, o equipamento da UPA estava em manutenção e, por isso, ela tinha que ser transferida. A pasta destacou que pacientes com quadro cardíaco internados só podem ser transferidos em ambulâncias. Por isso, o pedido da família de transportar a paciente em carro próprio foi negado.

Porém, antes da chegada de uma ambulância, a mulher teve piora em seu quadro e teve que ser encaminhada para a sala vermelha da UPA. Algum tempo depois, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi a óbito. 

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens