O ‘carro fumacê’, usado para borrifar inseticida, continua percorrendo as ruas da capital. A ação da Secretaria de Saúde é realizada para combater o mosquito Aedes egypti, transmissor da dengue e de outras doenças. A Prefeitura pede que moradores deixem portas e janelas abertas no momento da aplicação.
Os agentes de endemias da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) de Palmas já aplicaram mais de 600 litros do inseticida em 31 bairros e quadras da capital. Cerca de 43 mil imóveis foram alcançados. O trabalho, iniciado na segunda quinzena de junho para a eliminação do mosquito, continua até o próximo domingo (3) . Veja a programação ao fim da reportagem.
O inseticida preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) para o combate a essa fase do Aedes é o Cielo, produto químico composto por Praletrina e Imidaclopride. Apesar de viável contra o mosquito, o inseticida possui baixa toxicidade para seres humanos e animais domésticos e não oferece risco.
A prefeitura informou que a ação tem objetivo de controlar surtos de dengue e que o fumacê deve estar aliado com outras ações preventivas. “Os moradores devem ficar atentos aos seus imóveis, realizar vistorias semanais, removendo qualquer possível criadouro do Aedes e auxiliar, assim, no controle das arboviroses transmitidas pelo mosquito”, informou.
- Arne 53 (406 Norte)
- Arne 61 (504 Norte)
- Aureny IV
- Arne 74 (606 Norte)
- Arso 53 (507 Sul)
- Aureny IV
- Santo Amaro
- Lago Norte
- Aureny I
FONTE: Lapada Lapada