Nessa quinta (28) às 19h, na Academia Mato-grossense de Letras, acontece o lançamento do livro “O futebol em Mato Grosso: história, legado e projeções”.
O livro, de autoria do deputado estadual Professor Alan Kardec, é fruto do seu trabalho de 4 anos de doutorado no Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, na Universidade Federal de Mato Grosso. Ele é o resultado de uma minuciosa investigação histórica e cultural, análise detalhada de documentos e entrevistas com dirigentes de clubes e instituições, jogadores, jornalistas da crônica esportiva, tem amparo e fundamento em expoentes acadêmicos da sociologia do esporte. A tese central foi analisar a trajetória do futebol profissional em Mato Grosso, da sua organização e início de prática até aos dias de hoje na contemporaneidade, em relação ao crescimento econômico do Estado.
O livro foi dividido em 4 capítulos. O primeiro sobre os “Primórdios do futebol em Mato Grosso: surgimento e amadorismo (décadas de 1900-1930)”. O segundo capítulo também com recorte histórico aborda “O profissionalismo, a Era do Rádio, o Estádio Dutrinha (1940-1960)”. Já o terceiro capítulo envolve o tema “Do auge à decadência: o futebol de Mato Grosso na Era do Verdão e da TV”. Por fim, antes das considerações e conclusões, o livro traz o enfoque “Futebol nos anos 2000: da Copa do Mundo à contemporaneidade – modernização, clube-empresa e ressurgimento do futebol mato-grossense”.
De acordo com Kardec, essa construção do conhecimento sintetizado no livro ele entregará à sociedade, aos gestores públicos para embasar mais investimentos em políticas públicas do esporte, lazer e futebol. E também para a academia, a fim de servir como referência e incentivo para avanço em estudos de outros pesquisadores sobre o tema, e principalmente a todos os esportistas, jogadores, mídia especializada, dirigentes e patrocinadores que amam e se dedicam ao futebol profissional.
Precisamos dessa parte da economia como empreendimento para ter valor social, gerar emprego e renda e formar crianças, jovens e cidadãos, que, muitas vezes têm no esporte um dos poucos meios para a mobilidadde social no Brasil e em Mato Grosso.
O livro tem capa dura e é ricamente ilustrado.
FONTE: mtesporte








