O Rio de Janeiro ganhará um centro de testagem da varíola dos macacos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o polo deverá ser implantado ainda esta semana, e o Maracanã é um dos locais considerados.
Até a última atualização desta reportagem, o painel da secretaria apontava 366 casos confirmados no estado.
- Compartilhe no WhatsApp
- Compartilhe no Telegram
Exame da varíola dos macacos — Foto: Divulgação
O Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ é responsável pelos testes de varíola dos macacos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Até semana passada, o laboratório ainda processava as amostras de outros três estados e do DF.
Lá, são feitos cerca de 200 diagnósticos por dia, e a taxa de positividade está em 40%.
“Esse número elevado de testes positivos é muito ruim quando você está controlando uma epidemia. A taxa deveria ser de 10%”, explicou Amílcar Tanuri, chefe do laboratório. “Nós gostaríamos que mais laboratórios estivessem fazendo os testes, e numa quantidade pelo menos cinco vezes maior”.
A Superintendência Municipal de Vigilância em Saúde afirma que monitora os casos e mantém as equipes das unidades de saúde informadas e orientadas. Em caso de suspeita da doença, a pessoa deve procurar uma clínica ou uma UPA perto de casa.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, é o Ministério da saúde que determina quais laboratórios fazem as análises das amostras de cada região. E os insumos também são enviados pelo ministério.
O Ministério da Saúde disse também que os exames são realizados de acordo com o número de notificações. E que até o momento 8.850 exames foram feitos e que oito laboratórios fazem as análises em todo o país.
FONTE: Lapada Lapada