Prefeitura mantém atendimento geral no Centro Pop de Piracicaba reduzido a 3h diárias e retoma oficinas | Piracicaba e Região

A Prefeitura de Piracicaba (SP) manteve a redução no horário de atendimento geral do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) da cidade. A redução para três horas diárias tinha iniciado na última semana, de forma temporária, devido ao afastamento de servidores, mas o retorno para o expediente normal, das 8h às 17h, que estava previsto para segunda-feira (15), não ocorreu.

A partir desta quarta-feira (17), segundo a administração municipal, o espaço vai atender a população de rua de segunda a sexta, das 8h às 11h, e às quartas e quintas-feiras, além do período da manhã, também atenderá a partir das 13h, com oficinas para o desenvolvimento de potencialidades, resgate e construção de vínculos.

O serviço é a porta de entrada da população em situação de rua para a rede socioassistencial. “A decisão foi tomada juntamente com a rede de serviços que atende essa população. Nosso objetivo é atender da melhor forma possível, e no enfrentamento do problema relacionado ao RH, com o afastamento de funcionários, fizemos a realocação de outros servidores para o Centro Pop”, explicou Euclidia Fioravante, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em nota.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, o Centro Pop ficará aberto para o atendimento dos usuários, com a oferta de café da manhã, banho, lavagem de roupas, guarda pertences e atendimento técnico, além de encaminhamentos e orientações necessárias sobre o acesso aos benefícios sociais do Cadastro Único, solicitação para Cédula de Identidade, Certidão de Nascimento, contato com serviços de saúde como agendamentos de consultas no Caps AD.

Às quartas e quintas-feiras, a partir das 13h, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizarão oficinas temáticas que englobam histórias de vida, cidadania, criatividade, concentração e construção de conhecimento com usuários do Centro Pop.

Especificamente nesta sexta-feira (19), a unidade atenderá das 13h às 16h. No período da manhã, os usuários serão convidados a participar, na Praça José Bonifácio, da mobilização de pessoas em situação de rua, para um espaço de integração com café da manhã e disseminação da cultura, com atividades de hip hop e lazer. A ação será realizada para lembrar o Dia Nacional de Luta da População de Rua.

O Centro Pop está localizado na Rua Voluntários de Piracicaba, 815, Centro.

Centro Pop de Piracicaba reduz horário de funcionamento devido à falta de colaboradores — Foto: Claudia Assencio/g1

Inicialmente anunciada como temporária

Na última semana, ao anunciar a redução do atendimento geral para três horas, a prefeitura informou que a previsão era de que acontecesse uma normalização a partir de segunda-feira (15).

O Centro Pop conta com oito funcionários e três deles – que trabalham diretamente no atendimento das pessoas que procuram o serviço – estavam afastados na última semana.

“Ainda nesta semana devem ser retomadas as oficinas oferecidas no período da tarde. No dia 15/08, segunda-feira, o atendimento voltará ao normal, das 8h às 17h”, comunicou a pasta na última quarta-feira (10).

A população em situação de rua, migrantes e trecheiros continuam sendo atendidos no Núcleo de Acolhimento Califórnia, casa de passagem para adultos em situação de rua e recebem os encaminhamentos necessários da equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas).

Aviso na fachada do Centro Pop de Piracicaba informa redução de horário de funcionamento por falta de colaboradores — Foto: Claudia Assencio/g1

A secretaria também informou que segue no mês de agosto com a Operação Inverno. A operação intensificou o atendimento às pessoas em situação de rua e seus animais de estimação, com a oferta de 100 vagas nos abrigos emergenciais: o Centro Paralímpico e o Núcleo de Acolhimento Califórnia.

Também segundo a prefeitura, a equipe do Seas ampliou o atendimento e conta com o apoio da Guarda Civil Municipal, nos locais de concentração das pessoas em situação de rua, oferecendo abrigo.

As pessoas que aceitam os serviços são encaminhadas ao Centro Paralímpico e Núcleo de Acolhimento Califórnia, onde recebem lanche, banho e café da manhã.

A população pode solicitar o atendimento por meio dos telefones do Seas (19) 99446-4389, (19) 99446-5654 ou 153, Guarda Civil Municipal.

VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades

FONTE: Lapada Lapada

comando

Sair da versão mobile