Os crimes cibernéticos não param de aumentar no Brasil. O Jornal Hoje mostrou que só nos primeiros seis meses deste ano, a polícia de São Paulo registrou mais do que o dobro de todos crimes pela internet do ano passado inteiro.
Em SP, esse tipo de crime é investigado pela divisão de crimes cibernéticos da Polícia Civil. Todos os tipos de fraude ou de estelionato que envolvam a utilização de recursos eletrônicos e a internet entram na categoria.
Desde o ano passado, as fraudes eletrônicas passaram a ser consideradas mais graves do que as fraudes que acontecem fora do ambiente digital.
“Hoje em dia o estelionato ele tem é uma pena maior quando a fraude é eletrônica por assim dizer. Basicamente o que vai identificar que um crime é tem a característica de ser cibernético é o ambiente onde ele acontece, é o modo como ele acontece nesse ambiente sobretudo na internet”, explica o delegado Thiago Cirino de Moura Chinellato.
Para diminuir o risco de cair em armadilhas virtuais, até que você tenha certeza de quem está do outro lado da tela ou do outro lado da linha é preciso desconfiar.
Veja a reportagem completa no vídeo acima.
FONTE: Lapada Lapada