Semana Nacional da Pessoa com Deficincia Intelectual e Mltipla aborda superao de barreiras para garantia de incluso – Notcias

Todos os anos, de 21 a 28 de agosto, acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Organizada pela Federação Nacional das APAEs desde 1963, a semana foi introduzida no calendário nacional através da Lei nº 13.585/2017. A ideia da campanha anual é mostrar os trabalhos desenvolvidos pelas APAEs ao longo do ano, como instrumento de defesa, garantia de direitos e mobilização social. 

O objetivo maior da campanha é o de divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas. 
A cada ano é definido um tema que busca conscientizar a sociedade acerca de determinadas necessidades para inclusão plena. A autonomia, o protagonismo e a independência têm sido conceitos recorrentes. Neste sentido, a campanha é uma ferramenta fundamental para promoção de uma atitude de eminência para com a pessoa em situação de deficiência intelectual múltipla em diversos campos da vida. 

Em 2022, o tema norteador da campanha é: “Superar barreiras para garantir inclusão”. O assunto tem por propósito chamar a atenção dos brasileiros para frisar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências. 

Mas, infelizmente, são inúmeras as barreiras que impedem a plena inclusão de mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, colocando-as à margem da sociedade. São elas: urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e na informação e as tecnológicas. Porém, as que causam maior impacto são as atitudinais, que se referem a atitudes e comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. 

Ignorância, medo, rejeição, percepção de menos-valia, inferioridade, piedade, adoração do herói, exaltação do modelo, percepção de incapacidade intelectual, efeito de propagação (ou expansão), estereótipos, compensação, negação, substantivação da deficiência, comparação, atitude de segregação, adjetivação, particularização, baixa expectativa, generalização, padronização e assistencialismo e superproteção integram os diferentes tipos das barreiras atitudinais. 

Por isso, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2022 vem para convocar a sociedade para se unir em favor do projeto de garantir a plena inclusão social das pessoas com deficiência, fator primordial para garantir verdadeiramente seus direitos e para o exercício da cidadania.

Em Alta Floresta a APAE irá desenvolver uma série de atividades que vão desde o dia do picolé ao dia do cinema. Confira programação:

22/08 – Dia do Picolé

23/08 – Chácara Primavera (Recreação, almoço e piscina)

24/08 – Passeio Parque das Aves

25/05 – Chácara do Schmitt – Carlinda (Almoço e recreação durante o dia)

26/08 – Dia do Cinema.

FONTE: mtesporte

spiderdiario@hotmail.com

Sair da versão mobile