Disparos de arma durante a tarde desta quinta-feira (1º) assustaram moradores do bairro Primeiro de Maio, na Região Norte de Belo Horizonte. Homens encapuzados passaram pelas ruas, ordenando o fechamento do comércio e escolas.
Testemunhas gravaram áudios sobre a intervenção dos criminosos. Em um deles, uma mulher aparenta estar muito assustada e narra o que viu com a voz trêmula. O pedido é para que as pessoas fiquem em casa para se protegerem.
“Gente, pelo amor de Deus, quem é do ‘Primeiro de Maio’, dessa região, não sai para a rua (sic). Eu estava subindo, agora, para ir embora, [para] pegar o ônibus, tem um tanto de homem armado na rua, com a arma na mão, e aquelas máscaras pretas que só mostram o olho. Pelo amor de Deus, vocês não sabem o desespero que eu passei. Eles estão correndo um atrás dos outros. Então, pelo amor de Deus, fica dentro de casa”, narrou.
Uma outra mulher contou como foi a reação de funcionários e alunos de uma escola que funciona no bairro. O relato dela expõe a preocupação com parentes que ficaram em casa.
“Gente, vocês não estão entendendo o jeito que está aqui na escola. Todo mundo está chorando, com pavor. Lá em casa, minha mãe está sozinha”, contou.
Um outro morador contou que a ação dos criminosos parecia ficção.
“Está igual cena de filme, série. Os caras passaram pelo beco, aqui, de revólver, ‘touquinha’ e tudo mais, correndo. Agora passaram ‘os homens’ [policiais militares] com uns fuzis”, descreveu.
A Polícia Militar negou que tenha havido “toque de recolher”. O major Paulo Geovany, subcomandante do 13º Batalhão, afirmou ter recebido informações sobre a ação dos bandidos na comunidade.
Informou que os militares reforçaram a presença na principal rua de comércio do bairro. Ressaltou que a PM pretende garantir a segurança dos moradores e intensificou o trabalho de ocupação, realizando trabalhos de presença e ‘batida policial’.
Imagens compartilhadas pelas redes sociais mostram o isolamento de moradores pelo bairro. Em um dos vídeos, é possível ouvir alguns disparos.
Morador grava vídeo no bairro Primeiro de Maio e flagra disparos de arma
Em outro momento, uma testemunha gravou a ocupação do bairro pela Polícia Militar. As imagens duram oito segundos e mostram uma ação coordenada dos militares, empunhando fuzis, deslocando em fila pelas ruas do bairro Primeiro de Maio.
Moradores flagram ocupação da PM no bairro Primeiro de Maio, em BH
Pelo menos dois suspeitos foram presos com capas de colete, revólver calibre 38, pistolas 380, radiocomunicadores, munição, celulares, uma balança, drogas e touca ninja.
Parte do material apreendido pela Polícia Militar — Foto: Reprodução/PMMG
FONTE: Lapada Lapada