Os eleitores das dez cidades mais populosas da região de Campinas (SP) já realizaram 490 mil emissões de e-Título, versão virtual do título, segundo o Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo (TRE-SP). Veja abaixo funções e como baixar o aplicativo antes do 1º turno das eleições 2022 .
O balanço foi atualizado até 31 de agosto e considera estatísticas dos eleitorados em Americana (SP), Campinas (SP), Hortolândia (SP), Indaiatuba (SP), Mogi Guaçu (SP), Mogi Mirim (SP), Paulínia (SP), Sumaré (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP). O pleito será em 2 de outubro.
O levantamento do TRE-SP fornecido ao g1 é uma estimativa sobre o eleitorado que tem e-Título neste grupo de cidades na região, uma vez que o mesmo eleitor ou eleitora pode eventualmente ter baixado o documento mais de uma vez – na hipótese de troca do aparelho celular ou tablet, por exemplo.
Funções e orientações
Além de substituir o documento de papel, o e-Título também mostra locais de votação, permite justificar a ausência, caso o eleitor não consiga comparecer, emitir a guia para pagamento de multas e certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. No entanto, precisa ser instalado e atualizado.
Para evitar “filas virtuais”, a Justiça Eleitoral recomendou que o e-Título, ferramenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seja baixado pelos eleitores com antecedência porque no dia de votação do 1º turno a emissão será suspensa, e voltará a ser liberada em 3 de outubro. Em caso de 2º turno, a votação será realizada em 30 de outubro – confira abaixo as principais datas do calendário eleitoral.
“Por causa da grande demanda, pode ser que a conexão para ter acesso ao aplicativo seja impactada”, alerta a Justiça Eleitoral.
Para acessar o e-Título, o eleitor precisa estar com o registro regularizado junto à Justiça Eleitoral. O prazo para quitar as pendências com o TSE terminou em 4 de maio.
O documento virtual tem as informações pessoais do eleitor, o número do título, o número da zona eleitoral e a seção onde ele deve se apresentar. Um geolocalizador ainda pode ajudar a chegar ao local de votação, e um QR Code de validação permite checar as informações com as da Justiça Eleitoral.
A ferramenta está disponível nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS.
Na hora de baixar, é preciso informar os seguintes dados:
- Nome completo
- Data de nascimento
- Número de inscrição do título de eleitor
- Nome da mãe
- Nome do pai
Com as informações, o sistema da Justiça Eleitoral valida o acesso do eleitor. A partir disso, o aplicativo está pronto para ser usado.
- 26 de agosto a 29 de setembro: propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV;
- 30 de setembro: último dia para a veiculação de propaganda na imprensa escrita;
- 1º de outubro: último dia para veiculação de propaganda eleitoral;
- 2 de outubro: primeiro turno de votação
- 3 de outubro: retomada da propaganda eleitoral (2º turno)
- 7 de outubro: retomada da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV (2º turno)
- 29 de outubro: último dia para veiculação de propaganda eleitoral (2º turno)
- 30 de outubro: segundo turno de votação
- As eleitas e os eleitos receberão a diplomação até 19 de dezembro de 2022.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
FONTE: Lapada Lapada