Nossa equipe registrou a atuação de recenseadores em Heliópolis, a maior comunidade de São Paulo; em Recife, em dois bairros vizinhos, mas bem diferentes; e em Oriximiná, nas comunidades quilombolas do Baixo Amazonas. Edição de 06/09/2022 – Censo 2022
Nesta terça-feira (6), o tema do Profissão Repórter é o Censo 2022 e o programa mostrou o trabalho dos recenseadores que estão realizando o levantamento em três regiões do país.
Censo 2022: O que o IBGE quer saber? Quanto tempo dura a visita? Veja perguntas e respostas
Censo 2022 já entrevistou quase 60 milhões de pessoas em mais de 20 milhões de domicílios, diz IBGE
Censo 2022: Como confirmar que a pessoa na minha porta é o recenseador?
Censo 2022: Sou obrigado a responder?
As repórteres Julia Sena e Gabi Vilaça foram até Oriximiná, município paraense localizado no Baixo Amazonas, para mostrar o trabalho de Gisely Cordeiro, que faz a pesquisa em comunidades quilombolas.
Comunidades quilombolas recebem o Censo pela primeira vez; veja trabalho no Pará
Já os repórteres Chico Bahia e Eduardo de Paula mostraram duas situações opostas em Recife, na capital pernambucana. Enquanto muitos moradores de Boa Viagem, bairro na área nobre da cidade, não recebem os recenseadores do IBGE, no Jardim Beira Rio, região de periferia, a receptividade é grande, mas os desafios são intensos.
“Esse é o meu terceiro Censo. Sempre houve recusa nos bairros nobres, mas como este ano eu nunca vi. Estamos preocupados se realmente vamos conseguir concluir a pesquisa nessas áreas”, afirmou a supervisora do IBGE, Isailda Barros.
Em bairros vizinhos no Recife, recenseadores do IBGE enfrentam dificuldades diferentes para realizar o Censo
Caco Barcellos e o repórter cinematográfico Alexandre Nascimento estiveram em Heliópolis, a maior comunidade de São Paulo, onde mora e trabalha Valdiran Bonfim da Silva. Ele é um dos quase 5 mil recenseadores do IBGE da capital paulista e, junto com a esposa, está atuando na aplicação do questionário da maior pesquisa domiciliar do país.
Morador de Heliópolis trabalha como recenseador e faz o Censo dentro da favela, a maior de São Paulo
FONTE: Lapada Lapada








