quarta-feira, julho 9, 2025

Cuiab sedia Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo. Evento define seleo para o Sul-Americano Sub-23 – Slideshow

O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-23 reúne desta sexta-feira (16/9) a domingo (18/9) alguns dos principais atletas do País no Centro Oficial de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. A competição, que terá 656 participantes (240 no feminino e 416 no masculino), de 119 clubes, representando 25 Estados e o Distrito Federal, será exibida ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Entre os destaques do evento estão Lorraine Martins (Pinheiros-SP), Maria Victória de Sena (APA-SP), Chayenne Pereira (Pinheiros-SP), Erik Cardoso (SESI-SP), Douglas Mendes (Balneário Camboriú-SC), Lucas Rodrigues da Silva (Equipe Medex-RJ) e Lucas Vilar (SESI-SP). Os sete atletas integraram a seleção brasileira na disputa do Campeonato Mundial de Oregon, nos Estados Unidos, em julho. 

Oito finais estão previstas para esta sexta-feira – uma pela manhã e sete à tarde e à noite. A competição será aberta às 8 horas locais (9 de Brasília), com a disputa dos 100 m do decatlo. As finais do dia são do 100 m, 10.000 m, lançamento do martelo (todas no masculino e feminino), além do arremesso do peso feminino e do revezamento 4×400 m misto.

Nos 100 m, Erik Cardoso, Lucas Rodrigues e Lucas Vilar estão inscritos nas eliminatórias e competem como favoritos ao pódio. Eles lideram o ranking brasileiro da categoria, com destaque para Erik, que correu 10.12 (-1.8) este ano. “Espero fazer boas provas”, disse o velocista de 22 anos, que tem 10.01 como recorde pessoal. “O objetivo é melhorar meus resultados.”

Já Lucas Vilar, medalha de bronze nos 200 m dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires-2018, pediu para disputar também os 400 m. “Ele quer testar e ver como se sai numa prova nova”, explicou o treinador Darci Ferreira da Silva.

Nos 100 m feminino, a jovem Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP), de 17 anos, eleita a melhor atleta do Campeonato Sul-Americano Sub-18, disputado no último fim de semana no Centro Olímpico, em São Paulo, é uma das atrações. A paulista venceu os 100 m, com 11.56 (0.0), obtido na conquista do ouro no Sul-Americano (quebrou ainda o recorde brasileiro da categoria no salto em distância, com 6,39 m).

“O objetivo é lutar pela qualificação para o Sul-Americano-Sub-23 e, claro, fazer boas provas”, comentou Vanessa, referindo-se à competição continental, que será realizada de 29 de setembro a 1 de outubro, em Cascavel, Paraná.

Lorraine Martins lidera o Ranking Brasileiro Sub-23 de 2022 dos 100 m com a marca de 11.26 (1.2), obtida em Lisboa, Portugal, em junho de 2022, mas está inscrita para os 200 m e os 400 m na competição de Cuiabá.

Outros cinco campeões sul-americanos sub-18 também estão inscritos, com destaque para dois representantes do Mato Grosso: Arthur Monteiro Curvo (AABB-MT), ouro no lançamento do dardo; e Gilvan Ribeiro da Costa (SEMELPA-MT), vencedor do salto triplo. Também competem Maria Eduarda de Oliveira (Barra Bonita-SP), ouro no salto em altura e bronze no salto triplo; Amanda Miranda da Silva (Geração Atletismo Cianorte-PR), vencedora dos 400 m com barreiras; e Vinícius Moura Galeno (CASO-DF), campeão dos 400 m.

Também estarão na pista sintética da UFMT – que recebe a primeira competição nacional desde que foi inaugurada em janeiro de 2020 – 98 atletas de 10 clubes mato-grossenses, animados com a possibilidade de competir em “casa”.

O presidente da Federação de Atletismo do Mato Grosso, Tomires Campos Lopes, está feliz por receber o evento. “É uma satisfação enorme ter em Mato Grosso equipes e atletas de todo o Brasil fazendo atletismo. É uma honra receber aqui uma competição da Confederação Brasileira de Atletismo, a principal federação do continente sul-americano”, comentou. “ A pista da UFMT é um legado da Copa do Mundo de Futebol de 2014 – o local foi o centro de treinamento da sede de Cuiabá, foi inaugurada em 2020, recebeu um único Campeonato, um Centro-Oeste, e é a primeira vez que recebe um Brasileiro.”

Todos os campeões nas provas individuais da competição garantirão vaga na seleção brasileira para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Cascavel. O segundo representante de cada prova será indicado pelo Ranking Brasileiro da categoria.

No ano passado, em Bragança Paulista, Pindamonhangaba foi a campeã do Campeonato Brasileiro Sub-23 pela primeira vez, contando com a força de sua equipe feminina. A ASPMP, equipe da cidade que relevou para o mundo João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, foi campeã geral com 156,5 pontos e campeã feminina com 128,5 pontos. CT Maranhão (140) foi o segundo colocado no geral e Sesi-SP, o terceiro (115). O CT Maranhão foi o campeão masculino (101 pontos), seguido por SESI-SP (90) e Memorial-SP (64). Asa-Sorriso (MT) ficou com o vice-campeonato no feminino (77 pontos) e a FECAM/ASSERCAM (PR), em terceiro lugar (55).

SERVIÇO – A entrada para o público no Centro Oficial de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso é gratuita e a instalação esportiva fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2.367, Bairro Boa Esperança, em Cuiabá.

A competição terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O Campeonato Brasileiro termina às 18 horas (19 horas de Brasília) do domingo, com a final por tempo do revezamento 4×400 m masculino.

Mais informações como programa horário, participantes e resultados CLIQUE AQUI

 

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

 

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

FONTE: mtesporte

spiderdiario@hotmail.com

DESTAQUES

RelacionadoPostagens