Saiba onde fica o ipê mais antigo de Goiânia com quase 70 anos e que se tornou ponto ‘instagramável’ | Goiás

Basta ficar por alguns minutos em frente o estacionamento do Parque Mutirama, no Setor Central, que é possível observar várias pessoas tirando foto do ipê amarelo que há por ali. A beleza da árvore, que possui quase 70 anos, chama a atenção de quem passa pelo local, que se tornou um ponto “instagramável”, ou seja, ideal para fotografias. A prefeitura quer tombar o mais antigo ipê de Goiânia como patrimônio histórico.

Além das pessoas, os passarinhos também aproveitam a sombra da árvore e cantam a todo momento. Como a florada do ipê dura pouco – apenas cerca de uma semana, já é possível ver uma “chuva” de flores caindo da árvore e formando um “tapete” pelo chão (veja vídeo acima).

O eletricista Lourivaldo Pereira dos Santos disse que é impossível passar pelo local e não fazer uma foto. Ele, que tem 67 anos, se surpreendeu ao saber que é mais novo do que a árvore.

“Estou sempre passando aqui e sempre eu tiro uma fotografia dele. É lindo, magnífico. Um ipê com uma idade dessa, os pais conheceram e o filho fala ‘esse ipê aqui é da época do meu pai”, disse.

Lourivaldo Pereira dos Santos aproveitou para tirar uma foto do ipê mais antigo de Goiânia, em Goiás — Foto: Danielle Oliveira/g1

A promotora de vendas Maria Eduarda Fernandes, de 23 anos, que trabalha em frente ao local onde fica a árvore, disse que aproveita o período de intervalo para admirar a beleza dela. Ela também aproveitou para fazer fotos para postar nas redes sociais e guardar de recordação.

“Todo dia no meu intervalo eu venho para cá. É maravilhoso, né. Eu imaginei que ele fosse bem antigo, pela quantidade de flores. As vezes os mais antigos são os mais bonitos. Tirei várias para guardar de recordação, está muito lindo”, disse a jovem.

Maria Eduarda Fernandes aproveita o intervalo do trabalho para apreciar a beleza do ipê mais antigo de Goiânia, Goiás — Foto: Danielle Oliveira/g1

A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) estima que Goiânia possua mais de 50 mil ipês, de diversas cores. Porém, o mais antigo é o ipê amarelo localizado na Avenida Contorno, no Setor Central, em frente o estacionamento do Parque Mutirama.

A cuidadora Aparecida de Fátima Machado, de 58 anos, disse que adora admirar a árvore. Ela acha importante o projeto de tombamento da árvore como patrimônio histórico de Goiânia, que está na Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e, segundo a Amma, será enviado à Câmara de Vereadores para apreciação.

“Nossa, é muito lindo. A mais bonita que tem. Tem que valorizar o que é nosso, mesmo, e o que é beleza. Isso é uma beleza”, disse.

Aparecida de Fátima Machado ficou impressionada com a beleza do ipê amarelo no Centro de Goiânia, Goiás — Foto: Danielle Oliveira/g1

O autônomo Carlos Henrique de Almeida, de 60 anos, acredita que o ipê amarelo do Setor Central já é um patrimônio nosso.

“Um ipê desse aqui é só para nós. É bonito. É um patrimônio nosso. Isso é uma coisa nossa”, disse.

Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

Saiba onde fica o ipê mais antigo de Goiânia com quase 70 anos e que se tornou ponto ‘instagramável’, Goiás — Foto: Danielle Oliveira/g1

VÍDEOS: últimas notícias de Goiânia e Região Metropolitana

FONTE: Lapada Lapada

comando

Sair da versão mobile