A segunda rodada de pesquisas do Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), divulgada nesta sexta-feira (17), mostra uma virada do ex-presidente Lula (PT) nas intenções de votos dos cuiabanos. O petista já acumula 50% das intenções válidas, quando são excluídos os nulos, brancos e indecisos.
Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, acumula 35% das intenções válidas na capital. A pesquisa também surpreende o resultado da senadora por Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (MDB).
Em Cuiabá, ela aparece na terceira colocação, com 7% das intenções válidas. Seu resultado na capital é melhor que o do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), que tem 3% em na capital mato-grossense.
A quinta colocação de intenções válidas em Cuiabá é ocupada pela também senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (União Brasil), que tem a preferência de 2% do eleitorado. Os candidatos Felipe d’Ávila (Novo), Léo Péricles (Unidade Popular) e Sofia Manzano (PCB) têm 1% cada das intenções válidas.
Os candidatos Padre Kelmon (PTB) e Vera (PSTU) não pontuaram.
INTERIOR
Já quando se analisa as intenções válidas no interior do estado, o cenário muda radicalmente. Jair Bolsonaro lidera, com 52% das intenções.
Lula, por sua vez, soma 37%. Ciro sobe para a terceira colocação, com 6%, e Simone desce para a quarta posição, com 3%.
Nenhum dos demais candidatos pontuou no interior de Mato Grosso. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 9 de setembro sob o número MT-07150/2022.
O levantamento foi contratado pela TV Morena, do mesmo grupo da TVCA ao custo de R$ 68.189,47. Ao todo, a pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 9 e 15 de setembro e tem como responsável a estatística Marcia Cavallari Nunes, de renome nacional.
A pesquisa quantitativa foi realizada com plano amostral e ponderada em relação ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
FONTE: Folha Max