Sindicalista acusada de pedir votos ilegalmente para candidato em MT

 

Servidores públicos denunciaram ao FOLHAMAX que a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saude do Estado de Mato Grosso (Sindacs-MT), Dinorá Magalhães, estaria utilizando um grupo de profissionais da classe para pedir votos para o ex-deputado federal Valtenir Pereira (MDB), que disputa uma vaga na Câmara Federal. De acordo com os denunciantes, as mensagens são enviadas, inclusive, durante o horário de expediente. 

Prints de mensagens e áudios publicados num grupo de WhatsApp chamado “ACS/ACE Cuiabá Dep. Valtenir” comprovariam o uso indevido do espaço para pedir votos ao candidato. Todo o material também foi enviado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), por meio do aplicativo pardal, conforme relatou ao FOLHAMAX uma servidora que reprova a atitute da sindicalista e dos colegas que estão se valendo do grupo destinado a assuntos de trabalho para mobilizar servidores a pedirem votos ao candidato, inclusive para pacientes que atendem. 

De acordo com a denúncia, as mensagens foram postadas em um grupo onde vários profissionais da cateoria foram adicionados. A presidente do sindicato, em uma das mensagens, pede para que os agentes peçam voto para o candidato. Em um dos textos, Dinorá Magalhães, inclusive critica a postura do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), em relação à categoria. 

“Pessoal, não se deixe enganar com proposta de outros candidatos contrários, porque a categoria teve ter perfil, caráter e compromisso consigo mesmo. O prefeito não atendeu nosso Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), porque é contra nossos direitos e sabe que o deputado Valtenir, eleito, a vida da categoria continuará melhorando”, diz a mensagem. 

O texto foi enviado às 10h16 da manhã, horário de expediente dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate as Endemias (ACE). De acordo com a denunciante, alguns dos agentes, inclusive, estariam se utilizando do cargo público para pedir votos aos pacientes que atendem. 

Na sequência do texto, uma pessoa identificada como Nildo pede para que a presidente do sindicato mande material de campanha de Valtenir, para que ele possa fazer propaganda e pedir votos para o candidato a deputado federal. De acordo com o áudio, a pessoa até receberia dinheiro de outros candidatos, mas votaria no emedebista. 

“Outro deputado pode até vir com dinheiro, que eu pego e dou uma banana, mas vou votar naquele que fez acontecer. Não tem ninguém que tire Valtenir de mim. Estou pedindo voto e correndo atrás. Devo favor ao doutor Valtenir e sem ele, estamos lascados e nem quero pensar nisso”, afirmou.

Ouça os áudios:

Veja o vídeo:

 

FONTE: Folha Max

comando

Sair da versão mobile