quinta-feira, julho 10, 2025

Janana lidera pesquisa para AL-MT e renovao ser de 30%; veja citados

 

Uma pesquisa do Instituto Percent Brasil, realizada entre os dias 17 e 19 de setembro, aponta uma renovação de 30% nos parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A amostra também revela que a deputada estadual Janaina Riva (MDB) deve ser novamente a mais votada nas eleições de outubro, assim como em 2018, quando foi a primeira colocada no pleito, com 51.546 votos.

De acordo com os números da Percent Brasil, dos 10 primeiros colocados na pesquisa para deputado estadual, sete estão atualmente em uma cadeira da ALMT. Quem lidera as intenções de voto do eleitorado é Janaina Riva, que seria votada por 5,1% dos entrevistados.

Ela é seguida pelo presidente do parlamento estadual, Eduardo Botelho (UB), lembrado por 3,5% dos votantes em Mato Grosso. Com 3,1%, aparecem empatados os também deputados estaduais Elizeu Nascimento (PL) e Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD).

O quinto colocado é o ex-secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo (UB). Ele é o primeiro da lista que não possui mandato na Assembleia atualmente, e aparece com 3% das intenções de voto do eleitorado, mesmo índice do deputado estadual Max Russi (PSB).

Na sétima posição aparece o segundo nome sem mandato na Legislativo atualmente. Com 2,5%, o ex-governador Júlio Campos (UB) tem boas chances de voltar para o cenário político mato-grossense.

O oitavo colocado é o deputado estadual Paulo Araújo (PP), que foi lembrado por 2,3% dos eleitores entrevistados pelo Percent Brasil. A nona colocação é do ex-secretário de Estado de Fazenda na gestão do ex-governador Silval Barbosa, Eder de Moraes Dias (PV).

Condenado a mais de 180 anos de prisão por corrupção, ele é o terceiro da lista que não possui mandato na Assembleia e aparece com 2% das intenções de voto do eleitorado. Quem encerra o ‘Top-10’ da pesquisa Percent Brasil é o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSD).

Com 1,8%, o parlamentar tenta mais um mandato na ALMT. A pesquisa para deputados estaduais é realizada apenas na modalidade espontânea, ou seja, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor.

Brancos e nulos somaram 2,5% e os indecisos totalizaram 44% do eleitorado entrevistado pela Percent Brasil. A Percent Brasil ouviu 1,2 mil pessoas, entre os dias 17 e 19 de setembro, em todo o estado de Mato Grosso.

A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob os códigos MT 01749/2022 e BR 07048/2022.

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens