Ao votar, Botelho critica falta de dilogo da Sade com deputados

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União), criticou uma suposta falta de diálogo entre a secretaria de estado de saúde (SES-MT) e os deputados estaduais. Após comparecer a sua seção eleitoral na Escola Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, o presidente da ALMT conversou com jornalistas presentes no local na tarde deste domingo (2).

Questionado sobre a alegada falta de repasse de R$ 37 milhões pela Prefeitura da Capital ao Hospital do Câncer, revelada pela unidade de saúde filantrópica na última semana, Botelho cobrou mais diálogo da Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo o parlamentar, a pasta é “fechada” para os deputados estaduais. “Nós vamos entrar mais para dentro dessa questão. Nós vamos discutir melhor. A Secretaria de Saúde é meio fechada. Ela não abre para discussão com os deputados. Os deputados não ficam sabendo realmente o que acontece nesta Secretaria”, disse ele.

Na avaliação de Botelho, a SES-MT deveria acompanhar a utilização dos recursos, e não apenas repassar o dinheiro. O presidente da ALMT alega que a prefeitura de Cuiabá se queixa de “dificuldades” colocadas pela pasta de saúde estadual – sem entrar em outros detalhes.

“A prefeitura de Cuiabá fala que a secretaria do estado cada hora coloca uma dificuldade para gerar problemas para eles. O estado tem que entender que não existe saúde do estado ou do município. Existe saúde do povo. Não basta eles colocarem o dinheiro na prefeitura, tem que acompanhar até o dinheiro chegar no Hospital do Câncer. Isso que o governador Mauro Mendes tem que entender e o secretário de saúde tem que fazer essa modificação no entendimento deles”, analisou Botelho.

Eduardo Botelho ainda revelou que a agenda de votações do órgão deve se intensificar nas próximas semanas com a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA), a renovação do Fethab, e outras pautas.

FONTE: Folha Max

comando

Sair da versão mobile