sábado, novembro 8, 2025

Apesar de dificuldade logística no interior do AP, TRE avalia processo eleitoral no 1º turno como positivo | Eleições 2022 no Amapá

Apesar de dificuldade logística no interior do AP, TRE avalia

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, desembargador Gilberto Pinheiro, avaliou como positivo todo o processo das eleições 2022 no estado. Por outro lado, destacou os desafios enfrentados ao levar o processo eleitoral para as comunidades mais afastadas.

Desafios que foram enfrentados com a ajuda de vários órgãos de segurança, entre eles, o exército brasileiro, que auxiliou no transporte de urnas para o extremo Norte do Amapá.

De acordo com o desembargador, a entidade fez todos os esforços e destacou que é um dever conhecer as peculiaridades regionais para levar a cada cidadão o direito de exercer a democracia.

“Foram muitas dificuldades, principalmente no transporte das urnas. Imagine, por exemplo ir nas aldeias kumarumã, kumenê [localizadas no município de Oiapoque]. Sucuriju [localizada no município de Amapá]. Nós tivemos que sair daqui até o Amapá, são quatro horas de viagem, esperar a maré e enfrentar o oceano. Quem conhece a localidade sabe das dificuldades que tem. Em Vila Brasil [Oiapoque] a minha preocupação era a chegada de todo o material e agradecemos ao exército brasileiro pelo apoio”, explicou o presidente.

Gilberto Pinheiro, presidente do TRE Amapá avalia positivamente o pleito eleitoral 2022 no estado — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Pinheiro falou também sobre a abertura da Ponte Binacional que liga as cidades de Oiapoque, lado brasileiro a Guiana Francesa, lado francês, durante as eleições, o que facilitou a vinda dos brasileiros para a escolha dos candidatos.

“Conseguimos junto a Receita Federal a abertura da Ponte Binacional e isso foi muito bom. Soubemos que teve até engarrafamento dos carros que vieram da Guiana Francesa, de brasileiros que vieram para o Amapá votar e exercer seu direito livre e soberano da democracia”, disse.

Os trabalhos agora já estão voltados para o segundo turno das eleições presidenciais que acontecem no próximo dia 30 de outubro.

“Segundo turno é uma nova eleição, mas é o mesmo trabalho para levar aos quatro cantos do Amapá as eleições. Certamente vamos fazer o que fizemos agora no primeiro turno”, concluiu Pinheiro.

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

FONTE: Lapada Lapada

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens