A equipe de Alta Floresta, que confirmou sua participação na Superliga C, deve desistir da competição após nova nota oficial emitida pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) no início dessa semana. A entidade que comanda o esporte no Brasil, após divulgar inicialmente através de nota oficial de nº177/22 datada do dia 16 de setembro, a cidade de Brasília como sede da equipe de Alta Floresta, voltou atrás e deslocou a equipe para a cidade de Manaus.
A decisão tomada pela entidade, de forma arbitrária, acabou por prejudicar a equipe do VAF (Vôlei Alta Floresta) e a do Sarça Voleibol/Cuiabá, que também foi realocada para a sede em Manaus.
O que a entidade não tomou conhecimento é que ambas, juntamente com as equipes de Lucas do Rio Verde e Novo Cangaço/Vôlei Ipiranga, de Ipiranga do Norte, já conseguiram do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, apoio com o transporte das equipes para a cidade de Brasília. Após essa conquista, as equipes iniciaram a busca por hotéis na capital federal, elaboraram suas reservas devidamente “calçadas” e agora são pegos de surpresa com essa nova decisão tomada pela entidade promotora da Superliga C. Uma decisão que custará a equipe de Alta Floresta mais de R$50 mil reais com passagens aéreas para esse novo deslocamento.
Nossa redação entrou em contato com a unidade de competições da CBV e fomos informados que com a desistência de alguns clubes na competição, foi preciso fazer essa relocação das equipes para sede em Manaus. A decisão, de acordo com a entidade, foi tomada mais uma vez de forma geográfica, onde tomaram em conta a distância em linha reta até a cidade de Manaus. Uma linha traçada em cima da floresta amazônica, com muitos locais de difícil acesso, muitos deles intransitáveis.
Decisão tomada pela CBV pode por fim a um projeto que atende mais de 150 crianças
A Unidade de Competições da CBV informou ainda que a Federação Matogrossense de Voleibol, através do seu presidente Nicanor Lopes Filho, já enviou oficio solicitando a entidade para que mantenha as sedes iniciais como forma de não prejudicar as equipes de Mato Grosso.
Nessa quarta (5) a CBV deve divulgar a tabela oficial da Superliga C e caso a entidade mantenha o VAF (Vôlei Alta Floresta) na sede em Brasília, é certo a desistência da equipe na competição.
Lembrando que a previsão dos jogos em Brasília é para final de outubro. Já em Manaus, os jogos acontecem de 4 a 11 de setembro.
As campeãs de cada região garante acesso para a Superliga Série B de 2023.
FONTE: mtesporte