Alunos do interior de SP são selecionados para intercâmbio educacional na Nasa: ‘Experiência incrível’ | Sorocaba e Jundiaí

Alunos de uma escola de Sorocaba (SP) embarcam nesta domingo (16) para os Estados Unidos, onde irão participar da International Journey of Science & Technology (Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia), no Center for Space Academy, na Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa).

O programa educacional, que acontece na região do Space Coast, tem como objetivo despertar nos jovens o interesse pelas áreas de tecnologia, engenharia, ciência e matemática. Apenas seis escolas do Brasil são selecionadas.

Segundo Raul Fonseca, diretor do colégio, esta é a quarta vez que a escola participa do projeto. “É um programa fantástico, que faz a diferença na vida dos alunos que participam, seja do ponto de vista pedagógico, com o amadurecimento de cada um, ou de portas que se abrem com a oportunidade”, explica.

O programa é promovido pelo International Space Academy (KSCIA), pioneiro em desenvolver e levar conteúdos que abordam o conceito “space education” para dentro das escolas. O grupo participará de uma experiência completa em ciência e tecnologia na área espacial, incluindo uma série de atividades hands-on com aulas de robótica, plants in space, astrobiologia e ciência por trás dos foguetes.

Os alunos ainda terão a oportunidade de conhecer o Nasa Visitor Complex, um complexo que conta a história da exploração espacial.

“No final, os alunos recebem um certificado internacional do Kennedy Space Center por participar dessa jornada. Isso é muito interessante para eles, porque, além da experiência que terão, o certificado poderá até facilitar o ingresso em universidades americanas, se esse for o objetivo”, diz o diretor.

Alunos do colégio que participaram da edição anterior — Foto: Divulgação

Para serem escolhidos, os alunos tiveram que passar por um processo seletivo que incluiu uma prova de conhecimento nas áreas de matemática e ciências da natureza e uma entrevista para testar o domínio deles com a língua inglesa.

“Fiquei muito surpresa quando recebi a notícia. Eu cheguei a pensar em não fazer a prova, achando que não teria chance. A minha ficha só vai cair quando eu estiver lá. Vai ser uma experiência incrível”, comemora a estudante Beatriz Roncoleta, de 17 anos.

A jovem está cursando o 3º ano do ensino médio e foi uma das selecionadas para participar do intercâmbio educacional, que terá a duração de uma semana.

Beatriz Roncoleta, uma das alunas selecionadas para participar do programa — Foto: Arquivo pessoal

Antes mesmo de entrar no ensino médio, a jovem já estava atrás de escolas que tivessem algo diferente e o colégio de Sorocaba lhe chamou a atenção, principalmente por conta do programa da Nasa.

“Gosto muito das áreas biológicas, mas isso não quer dizer que eu não ache o mundo aeroespacial muito interessante, além de ser muito importante para o nosso futuro”, reflete.

Além da imersão, que conta com mais de 40 horas de conteúdo e interação, os alunos terão a oportunidade de trocar conhecimento com empresas relacionadas à exploração espacial e visitar uma das principais universidades dos EUA, a Florida Institute of Technology (FIT).

“Vamos estar em contato com uma cultura diferente da nossa e em um lugar que a gente só vê pelo celular, pela TV. Então, é com muita alegria e gratidão que eu digo que vou ter essa oportunidade. Tenho certeza que vai ser uma experiência incrível”, finaliza Beatriz.

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku

FONTE: Lapada Lapada

comando

Sair da versão mobile