segunda-feira, agosto 25, 2025

Boris Johnson chega a Londres em meio à disputa do Partido Conservador pela sucessão de Liz Truss | Jornal Nacional

O ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson chegou neste sábado (22) a Londres em meio à disputa do Partido Conservador pela sucessão de Liz Truss.

Na disputa pelo cargo de primeiro-ministro, só pode se candidatar quem tiver o apoio de pelo menos 100 deputados. Rishi Sunak, o favorito, conseguiu neste sábado ultrapassar essa marca. Mais de 120 parlamentares já declararam publicamente que estão com ele.

  • Por que Reino Unido vai mudar de premiê sem eleições

Sunak foi ministro da Fazenda e se tornou popular durante a pandemia, quando liderou o programa de auxílio emergencial. Apesar de ser o mais cotado para o cargo, ele ainda não se apresentou oficialmente. Os candidatos têm até segunda-feira (24) para se registrar.

Quem também continua no clima de mistério é Boris Johnson, que foi flagrado neste sábado voltando das férias no Caribe.

Boris era o primeiro-ministro até o mês passado, mas deixou o posto depois de muitas polêmicas e uma debandada de ministros. Ele já conseguiu mais da metade dos apoios necessários. Está bem à frente da terceira colocada: Penny Mordaunt, que até agora foi a única a oficializar a candidatura.

Mais cedo, ela publicou até vídeo de campanha, se apresentando como uma típica britânica, patriótica, que cresceu em uma cidade apaixonada por futebol e cerveja. Ela aparece até enchendo um copo dentro de um pub.

O resultado dessa eleição já sai na semana que vem. O Partido Conservador tem pressa por um novo primeiro-ministro, que precisa liderar o país mergulhado na mais alta inflação dos últimos 40 anos.

FONTE: Lapada Lapada

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens