domingo, dezembro 7, 2025

Criança de 10 anos é vítima de racismo durante partida de futebol, em Belo Horizonte | Minas Gerais

Criança de 10 anos é vítima de racismo durante partida

Um menino de 10 anos foi chamado de “macaco” durante uma partida de futebol, no bairro Santa Amélia, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte.

“Ele é goleiro. A cada defesa que ele fazia, adolescentes e adultos que estavam na torcida começavam a chamar ele de ‘preto’, de ‘macaco’ e de ‘Bob Esponja negro’ porque ele usa tranças, bem no estilo afro. Foi uma situação tão constrangedora que os jogadores do time dele foram até o treinador e o juiz interrompeu o jogo”, disse Elias Pereira, pai da criança.

A mãe da vítima estava na arquibancada, filmando a partida, na tarde de sábado (22). No momento em que o jogo foi interrompido, ela percebeu o que estava acontecendo e a polícia foi chamada. Quando os militares chegaram ao local, quase todos os suspeitos já tinham ido embora.

  • Entenda a diferença jurídica entre os crimes de racismo e injúria racial

“Só uma senhora ainda estava lá, acompanhada de um advogado para defendê-la”, contou Elias. De acordo com o boletim de ocorrência, a mulher negou que tenha ofendido a criança.

O caso foi registrado como injúria, na 2ª Delegacia de Plantão de Polícia Civil de Venda Nova. Em seguida, ele foi encaminhado para a Delegacia de Plantão Especializada em Atendimento à Mulher, Criança, Adolescente e Vítimas de Intolerâncias.

“Como pai, estou me sentindo impotente. Quero mostrar para ele que ele é a vítima, que ele não fez nada, nem estava errado. Ele só estava defendendo o gol”, afirmou Elias Pereira.

Vídeos mais vistos do g1 Minas:

FONTE: Lapada Lapada

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens