segunda-feira, agosto 25, 2025

Secretaria de Agricultura recebe misso para coleta dados sobre agricultura familiar para subsidiar polticas pblicas do setor – Notcias

Em junho o Governo de Mato Grosso iniciou a coleta de dados para identificar o volume, tipos de produtos comercializados e qual o retorno financeiro que os itens cultivados por agricultores familiares promovem. Essas informações vão subsidiar as futuras políticas públicas da agricultura familiar estadual.

A coleta de dados acontece em quatro cidades pilotos, Alta Floresta, Cotriguaçu, Querência e Várzea Grande, a busca é coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF). Nesta semana, o secretário municipal de agricultura e pecuária, Marcelo Souza, recebeu a missão vinda de Washington (EUA) composta com representantes do Banco Mundial, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), liderada pela Secretária Estadual de Agricultura Familiar, Tete Bezerra.

“Estamos aqui com uma missão que veio de Washington, representantes e servidores do Banco Mundial e consultores também, estamos aqui para que eles possam conhecer a realidade da agricultura familiar como nos Estados Unidos. Aqui em Alta Floresta, além de termos um número muito expressivo de agricultores dentro da agricultura familiar, nós também temos uma quantidade enorme da produção dentro das cadeias produtivas que nós selecionamos para este programa”, apontou a secretária da SEAF.

Com visitas técnicas realizadas em propriedades do município, onde a agricultura familiar é presente, Bezerra destaca que o Programa Mato Grosso Produtivo é um projeto a ser desenvolvido pelo Governo do Estado com a agricultura familiar. “O governador Mauro Mendes está acessando uma linha de crédito junto ao Banco Mundial que vai financiar a ação através das cooperativas e das associações para uma intervenção direta na produção destas famílias da agricultura familiar. Então nós estamos aqui é conhecendo a cadeia produtiva do leite que é muito expressiva no Mato Grosso e aqui em Alta Floresta também ela é significativa e tem já uma cooperativa que representa esses agricultores, comercializa, que agrega valor ao produto que eles produzem em suas propriedades e que já transforma esse produto e leva pro mercado. Esse projeto é exatamente isso, olhar a questão da produção, qualidade dessa produção, da transformação dessa produção num produto economicamente comercializável e como nós vamos colocar esse produto na prateleira para que o consumidor possa estar consumindo e acima de tudo como é que nós vamos poder transformar a vida desse agricultor familiar com uma ação efetiva. Então é uma visita de conhecimento, estamos na construção desse projeto e eu tenho certeza que aqui em Alta Floresta nós teremos ações muito importante e interessantes nessa questão”, pontuou Bezerra.

FONTE: mtesporte

spiderdiario@hotmail.com

DESTAQUES

RelacionadoPostagens