Um tamanduá-bandeira foi resgatado, depois de ser visto, na madrugada desta quarta-feira (26), andando perdido pelas ruas do Jardim Itália, em Cuiabá. O animal entrou em uma rua sem saída e, com o latido dos cachorros, foi se escondendo até entrar em uma residência.
É o que contou o representante comercial Marco Zamprone, responsável pelas imagens que registraram o momento em que o tamanduá atravessa a rua e vai parar dentro de um imóvel, até ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros e pelo Batalhão Ambiental. “Eu olhei pelas câmeras e vi o animal passando em frente de casa, fui lá e vi que ele estava perdido”, disse.
Marco ainda disse que preparou uma armadilha para atrair o tamanduá até a casa dele para, então, facilitar o resgate com os militares. “O resgate foi bem tranquilo, não deu trabalho e o animal não foi maltratado”, contou. O tamanduá foi devolvido ao habitat natural.
Ameaçado
O tamanduá-bandeira está na lista das espécies ameaçadas de extinção. O animal adulto mede cerca de 2,2 metros, pesa até 45kg e pode comer até 30 mil formigas e cupins por dia.
Além da cauda grande e com pelos grossos, do focinho comprido e das garras, outra característica da espécie é a faixa diagonal preta com bordas brancas, que vai do peito até a metade do dorso. O tamanduá-bandeira vive em ambientes variados e pode caçar durante o dia ou noite, dependendo da temperatura e da chuva.
FONTE: Folha Max