Na próxima semana o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) receberá o II Encontro Nacional de Filosofia, Literatura e Direitos Humanos, evento com objetivo de compartilhar as reflexões produzidas do ensino e da pesquisa, na intenção de formar uma comunidade ainda mais compromissada com a compreensão e com a efetivação dos Direitos Humanos. Para participar, é necessário se inscrever (link no fim da matéria).
O evento on-line, ocorrerá em 8 de novembro, pela manhã e à noite, e também em 9 de novembro, à noite. Os dois dias de encontro serão realizados na sede da Esmagis e, além de ser gratuito, será certificado. Podem participar magistrados(as), servidores(as), assessores(as) do Poder Judiciário de Mato Grosso, integrantes do Sistema de Justiça, estudantes de graduação e pós-graduação.
O encontro começa com a palestra ‘O pensamento e o Outro, o Outro do pensamento: a questão da alteridade em configurações contemporâneas’, apresentada pelo doutor em Filosofia Ricardo Timm de Souza. Já à noite, a palestra ‘Literatura, Direitos Humanos e Discriminação Racial’ será apresentada pelo escritor Paulo Scott.
Ainda na quarta-feira, à noite, o evento será aberto com a palestra ‘Semiótica do discurso Filosófico: a palavra pensada, o ato de escrita e o sentido’, com o professor-doutor Eduardo Bittar. O encerramento do evento fica por conta da Revelação do Prêmio Literário e do Lançamento dos Cadernos Marginais de Filosofia, Literatura e Direitos Humanos “O Estrangeiro”.
A ação é coordenada pelo juiz Antônio Veloso Peleja Júnior e pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso Felipe Rodolfo de Carvalho em parceria formada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Escola da Magistratura Mato-Grossense (Emam), Terceira Margem UFMT, Faculdade de Direito da UFMT e ainda pelo Grupo de Pesquisa em Filosofia, Literatura e Direitos Humanos e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMT (PPGD/UFMT).
FONTE: Folha Max