Cirurgiões removeram um tumor do tamanho de um coco da glândula tireoide de um paciente de 72 anos, em hospital de Délhi (Índia) no mês passado. O agricultor indiano, identificado como Raghubir, procurou ajuda após passar seis meses com dificuldade para respirar e engolir alimentos.
“Operei mais de 250 casos de grandes tumores de tireoide, mas este foi um caso único em termos de peso e tamanho”, disse o médico Sangeet Agarwal.
Segundo ele, esses tumores pesam, em média, de 10 a 15 gramas, com diâmetro de 3 a 4 centímetros. O do idoso, entretanto, media 20 centímetros. A complexa cirurgia levou três horas. As cordas vocais e as glândulas paratireoides do paciente foram preservadas, fechando com sucesso o maior desafio do procedimento, contou o “Times of India”. A tireoide também foi removida.
O segundo desafio foi controlar o sangramento excessivo, pois o tumor estava cheio de vasos sanguíneos, e as chances de perda de sangue eram muito altas. “Tomou-se um cuidado especial para evitar perfurar os vasos sanguíneos”, afirmou Sangeet, acrescentando que, como a traqueia foi comprimida, uma técnica especial de anestesia teve que ser aplicada.
O paciente recebeu alta dias depois e voltou ao vilarejo de Begusarai, em Bihar, onde vive. Ele terá que tomar medicamentos comuns a pessoas sem tireoide, até o fim da vida.
A glândula tireoide é um órgão em forma de borboleta localizado na base do pescoço. Libera hormônios que controlam o metabolismo e regulam funções vitais do corpo, como a respiração e o ritmo dos batimentos cardíacos, o peso corporal, a força muscular e o ciclo menstrual.
FONTE: Folha Max