quinta-feira, novembro 7, 2024

Viajando com doaes, irms cuiabanas do show em Mundial de Karat

 

Luana Isabella Perlato e Monalisa Araújo Perlato, de 10 e 8 anos respectivamente, fazem parte do seleto grupo de crianças que disputaram o Campeonato Mundial de Karatê em Natal (RN). A mãe, Ana Lucia, que incentivou a participação das crianças, conta que buscava um esporte para que as filhas pudessem participar e encontrou a academia Shotokan através do projeto Criança Esperança, e desde 2020 colocou as filhas para participar.

Luana é faixa verde e Monalisa laranja já participaram do Campeonato Mato-grossense e do Campeonato Nacional, foram convocadas para o seu primeiro Campeonato Mundial, realizado no mês de Outubro entre os dias 21 e 22 em Natal.

Luana Isabella conta que participar do na disputa global foi uma experiência nova e desafiadora.”Foi meu primeiro mundial. Tive que treinar bastante, mas fiquei muito feliz com as minhas vitórias. Ganhei medalhas de segundo e primeiro lugar, e por mim, eu sempre estarei disposta a participar de outros campeonatos”, celebra.

Luana começou aos poucos. Sempre questionada pela mãe sobre continuar, hoje ela já possui grandes desejos no esporte.

“Quando a minha mãe me colocou para fazer algumas aulas e comecei a ir, ela ficou perguntando se eu estava gostando e eu falei ‘ah, to gostando’, e agora eu tenho o sonho de conquistar a faixa preta, ser Sensei e participar de vários campeonatos”, conta a menina.

As meninas já pensam no próximo campeonato. “Meu foco agora é o pan-americano e o mato-grossense. O pan-americano é bem difícil, porque é fora do Brasil, mas eu sinto que estou preparada e eu vou continuar treinando até o campeonato começar”, explica Luana.

Monalisa conta que sempre esperava a irmã e isso despertou nela a vontade de também fazer o esporte. Diante do pedido, a mãe a inscreveu. Com poucas palavras, conta que o campeonato mundial foi muito legal, e que recebeu 5 medalhas. “Ah foi incrível, bem legal, maravilhoso”, disse.

Para irem ao Campeonato, a mãe conta que foi necessária uma força-tarefa para arrecadar o dinheiro.

“A gente fez uma campanha para arrecadar fundos e conseguir ir, a gente fez rifa, fizemos campanhas para doações, a maior parte do dinheiro para conseguirmos ir foi de doaçoes”, conta a mãe.

Empreendedora, a mãe conta as dificuldades que enfrentou para conseguir essa ajuda e que, mesmo sem patrocínio, conseguiu levar as filhas para participar do campeonato.

“Eu tentei várias formas de conseguir um patrocínio (para a viagem), mas como é de base ainda é difícil de conseguir, normalmente o patrocínio é mais para quem é de ponta, que é o faixa preta, mas graças a Deus, depois eu consegui, eu fiz essa campanha de doações, alguns amigos compartilharam e a gente foi recebendo, e juntamos o dinheiro para conseguir levá-las e elas participarem do Campeonato”, lembra.

As meninas participaram de dois campeonatos dentro do mundial, sendo eles Witold Kwiecinski Traditional Karate-Dô International Cup (Copa Internacional de Karate-Dô Tradicional Witold Kwiecinski) e do Traditional Karate-Dô World Championship Children for Peace (Campeonato Mundial de Karate-Dô Tradicional das Crianças pela Paz).

Luana Isabela foi campeã em duas modalidades na Internacional Cup, sendo elas no individual feminino de 10 a 11 anos, da faixa verde e da faixa verde a marrom.

No campeonato das crianças pela paz, ela foi campeã no individual feminino faixa verde e vice por equipe, no feminino de 10 a 13 anos, com faixas da verde á roxa. Recebendo então 3 medalhas de ouro e uma de prata.

Já Monalisa foi campeã na Internacional Cup no individual feminino de 8 a 9 anos, com a faixa laranja. E terceiro lugar no individual feminino Kumitê entre 8 a 9 anos, faixa laranja. No Campeonato crianças pela paz, ela foi campeã no Individual feminino de 8 a 9 anos, faixa laranja, e no En-bu Misto de 8 a 9 aos, faixa laranja a marrom. E foi vice na a modalidade por equipe de faixa laranja a marrom.

FONTE: Folha Max

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens