PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA : Você sabe o que aconteceu na manhã de 15 de novembro de 1889? A proclamação da República. Mas antes de conhecer a história da proclamação da República, vamos entender primeiro o que é República e Império.
A República é um governo que procura atender aos interesses gerais de todo o cidadão. É o povo que elege o seu Chefe de Estado, que exercerá um mandato temporário. O Brasil, antes de ser uma República, era um Império. O Brasil era governado por um imperador chamado Dom Pedro II. Ele teve o poder absoluto do governo durante 49 anos.
Muitas pessoas apoiaram o fim do Império e o início da República. São elas: as pessoas que participaram das campanhas abolicionistas, fazendeiros e o exército. Quem começou de fato a conspirar para a derrubada da monarquia foi Benjamim Constant. Porém, quem proclamou a República e pôs fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca.
Uma curiosidade: Você sabia que o primeiro presidente do Brasil morou em Cuiabá? Marechal Deodoro da Fonseca não só morou, como se casou com Mariana Cecília de Souza Meireles e viveu, com a mulher, na Rua Cândido Mariano, no Largo da Boa Morte em 1888. Atualmente, a casa é de propriedade da Igreja Católica.
DR. EUGÊNIO.
O Deputado do Araguaia.
história: Proclamação da República.