terça-feira, novembro 4, 2025

Engenheiro e arquiteto de software: as profissões mais disputadas da tecnologia

Bairros de Manaus têm falta de energia elétrica

Saiba o que esses especialistas dominam e como se tornar esse profissional Construir e desenvolver novos programas é o desafio de milhares de empresas de tecnologia que buscam a inovação em um mercado cada vez mais competitivo.
Não à toa, os engenheiros e arquitetos de software estão entre as profissões mais disputadas atualmente. Afinal, esses especialistas em TI são capazes de tirar projetos e até startups do papel.
Além do grande leque de oportunidades, as posições abertas para esses profissionais contam com planos de carreira estruturados e bons salários a partir de R$4.800,00, segundo o site Glassdoor.
Para ingressar nessas áreas, uma especialização da Pós PUCPR Digital pode ser o caminho. Conheça a diferença entre os cargos e veja qual mais tem a ver com você:
O que faz um engenheiro de software?
Na área da TI, o engenheiro de software é o profissional responsável por projetar, desenvolver e implementar a solução proposta junto aos demais programadores da equipe.
Focado no negócio, esse especialista também tem a função de gerenciar processos, garantindo qualidade e produtividade na execução das atividades pelo time.
Além disso, o engenheiro é quem faz a ponte entre o líder e os programadores na execução de uma ação, oficializando a entrega. Geralmente, sua formação acadêmica engloba Engenharia da Computação, Ciências da Computação, ou uma pós na área.
E o que faz um arquiteto de software?
Dentro da área de tecnologia vamos ter também o arquiteto de software, o profissional responsável por colocar em prática o planejamento e as diretrizes desenhadas para o projeto.
O arquiteto é quem aplica todas as decisões técnicas do projeto, resolvendo problemas e gerindo riscos durante o desenvolvimento, na busca de segurança e escalabilidade dos produtos.
Sua formação normalmente inclui uma graduação em Ciência da Computação, Sistema de Informação ou outras áreas relacionadas à tecnologia.
Qual é o perfil dos especialistas que trabalham com software?
Embora atuem em níveis diferentes dentro de um projeto, tanto um engenheiro como um arquiteto, tem perfis comportamentais semelhantes quando o assunto é tecnologia.
Com um perfil analítico, voltado para negociações e relacionamento com os colegas, o profissional da tecnologia deve ter: boa comunicação, resiliência, proatividade, senso crítico, criatividade e senso de liderança.
A combinação de comportamento e habilidades técnicas fazem o diferencial na contratação do profissional, assim como uma especialização que contribui para esse desenvolvimento como o curso da Pós PUCPR Digital, clique aqui e saiba mais.

FONTE: Lapada Lapada

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens