Um dos receptores é uma campista de 68 anos que recebeu o transplante de fígado. Captação foi feita pela equipe do Programa Estadual de Transplante. Duas captações de órgãos foram realizadas em menos de 24h no Hospital Ferreira Machado, em Campos, no RJ
Divulgação
Duas captações de órgãos foram realizadas nesta quinta-feira (17) no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A captação foi realizada por uma equipe do Programa Estadual de Transplante, da Secretaria Estadual de Saúde.
Um dos doadores era um homem de 51 anos, que morava em Morro do Coco e teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o outro doador tinha 38 anos, morava em Custodópolis, e também teve AVC, de acordo com o psicólogo do NF Transplantes, Luiz Cosmelli.
As duas captações de órgãos vão poder beneficiar no mínimo seis pessoas que estavam na fila de espera. Foram captados dois fígados, rins e córneas.
Uma das receptoras é uma campista de 68 anos que aguardava na fila estadual e recebeu o fígado.
Só neste ano, foram realizadas 11 captações, que resultaram em 6 pares de córneas, 5 rins, 10 fígados, além de tecidos, ossos e tendões. As doações foram autorizadas pelas famílias dos pacientes.
“É muito gratificante ver o resultado desse trabalho de conscientização junto às famílias dos pacientes que autorizam a captação de órgãos, mesmo num momento de dor, levam esperança de uma vida melhor para pessoas que lutam por um transplante e a busca por uma vida melhor”, comentou o psicólogo Luiz Cosmelli.
O psicólogo destacou a dedicação e empenho de toda equipe multiprofissional do Hospital Ferreira Machado, do NF Transplantes/CIHDOTT da Secretaria Municipal de Saúde, do Programa Estadual de Transplante, da Organização de Estrutura de Procura de Órgãos, sediada em Itaperuna, que ajudam a mobilizar tanto as famílias dos pacientes como dos beneficiados pela captação.
FONTE: Lapada Lapada