São Carlos tem pior adesão à vacina contra a polio, com 41,93%; Leme é exemplo com 99,5%


Doença já foi erradicada por causa da vacina e a baixa adesão preocupa. No estado de São Paulo o índice chega a 70,3%. Devem ser vacinadas crianças de 1 a 5 anos. Vacinação contra poliomielite tem baixa adesão em São Carlos
Prefeitura de São Carlos/Divulgação
São Carlos (SP) tem o pior índice de adesão à vacina contra a poliomielite entre as maiores cidades da região, com apenas 41,93% das crianças de 1 a 5 anos imunizadas. A meta era chegar a 95%. No estado de São Paulo o índice chega a 70,3%.
Leme é exemplo na região com uma adesão de 99,5% desse público. (veja abaixo o que a prefeitura fez).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A doença já foi erradicada por causa da vacina e a baixa adesão preocupa. Veja abaixo o índice nas maiores cidades da região, da melhor para a pior.
Leme – 99,5%
Araraquara – 87,5%
São João da Boa Vista – 87,5%
Araras – 80,8%
Rio Claro – 68,2%
São Carlos – 41,93%
A campanha nacional contra a poliomielite ocorreu até 31 de outubro, no entanto, a vacina está permanentemente disponível nos postos conforme calendário nacional de vacinação, definido pelo Ministério da Saúde.
Não há registros de casos ou óbitos de poliomielite no estado de São Paulo desde 1990.
Vacina contra poliomielite: entenda os riscos de não imunizar crianças contra a doença
Campanha de imunização contra a poliomielite no Brasil tem a menor adesão em 40 anos
Questionada pelo g1 sobre o motivo para o baixo índice de São Carlos e se medidas serão tomadas para reverter a situação, a assessoria da prefeitura não respondeu, mas informou que a vacina está disponível o “ano inteiro nas unidades e está disponível de segunda a sexta das 8h às 16h em 35 unidades”.
Leme é exemplo de adesão
Leme ultrapassa a meta de vacinação contra a poliomielite
Em Leme, que é exemplo de adesão, o coordenador da Vigilância em Saúde, José Ricardo de Mattos Varzone, explicou que os postos ficaram abertos nos fins de semana em horários extraordinários e foram promovidas atividades.
“Culminaram com o mês de outubro, mês da crianças, alguns eventos em conjunto com o pessoal da secretaria, agentes de saúde e técnicos. [Com isso], a gente conseguiu chegar a essa porcentagem de vacinação”, disse.
O que é a poliomielite e quem deve ser imunizado
A poliomielite – também conhecida como paralisia infantil – é uma doença causada por um vírus e geralmente provoca consequências graves, como perda dos movimentos, dificuldade ao falar, alterações no crescimento, e até paralisia completa dos membros.
A campanha nacional contra a pólio busca alcançar crianças menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado aos 2, 4 e 6 meses de idade por meio de injeção intramuscular) ou que ainda não tomaram as doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

FONTE: Lapada Lapada

comando

Sair da versão mobile