Andrezza Dias
Da Redação
Reprodução
Ana Vitória Luz
Barra do Garças foi destaque durante a realização da 14ª edição do Abu Dhabi World Pro 2022, campeonato mundial de jiu-jitsu, nos Emirados Árabes Unidos, na última semana. Os atletas da Gracie Barra Ana Vitória Luz Silva, Pedro Marcos Braga e o paratleta Elcirley Luz Silva faturaram medalhas de ouro e sagraram-se campeões mundiais em suas respectivas categorias.
Com histórico de campeã nacional, a faixa-azul Ana Vitória, de 16 anos, conquistou o ouro e se tornou campeã mundial juvenil de jiu jitsu após quatro lutas e duas finalizações. Nas redes sociais, ela celebrou a vitória e contou que sonhava em lutar no campeonato desde os 12 anos. “Deus é maravilhoso! Isso é só começo da minha carreira, nada mudou. O trabalho duro continua”, escreveu.
Já o jovem Pedro Marcos, de 19 anos, levou a medalha de ouro e é o mais novo campeão mundial profissional na faixa azul. Ele venceu cinco lutas, quatro delas por finalizações. “Sensação única e a melhor do mundo. […] vamos com tudo para a temporada do ano que vem”, disse o atleta em uma publicação no Instagram.
Reprodução
Pedro Braga
Em entrevista ao Semana7, o paratleta e professor dos atletas campeões, Elcirley Luz, de 48 anos, que também brilhou no torneio e se tornou campeão mundial de parajiujitsu pela quarta vez, disse que o trabalho feito em Barra do Garças é considerado extraordinário.
Elcirley é pai de Ana Vitória e destacou que Barra do Garças é referência mundial na adaptação e readaptação de pessoas com deficiência através do jiu-jitsu com supervisão de professores universitários e profissionais disponibilizados pela academia Gracie Barra.
“Passamos a produzir grandes nomes porque são atletas que treinam com pessoas com deficiência. E eles passam a desenvolver habilidades que nenhum outro lugar desenvolve. Esse trabalho feito em Barra do Garças tem chamado muita atenção há algum tempo no Brasil, mas a nível mundial eles [atletas] simplesmente se destacaram com suas lutas por, inclusive, não encontrar nenhum oponente para eles, nem em nível médio”, explicou o professor.
Reprodução
Elcirley Luz
Outros dois destaques do jiu-jitsu barra-garcense também competiram no Mundial de Abu Dhabi, Alan de Kleber, que levou a medalha de bronze no parajiujitsu, e o jovem Daniel Varjão que chegou nas oitavas de final no jiu-jitsu mesmo após uma contusão no pé.
De acordo com Elcirley, a equipe retorna ao Brasil na próxima terça-feira (22).
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
Veja vídeos:
Câmara
FONTE: SEMANA7