Em Sertãozinho, SP, e em Jardinópolis, SP, moradores deram até pausa no jogo do Brasil para fazer fotos do gelo cobrindo ruas e quintais nesta quinta-feira (24). Chuva de granizo volta a mudar a paisagem em cidades da região de Ribeirão Preto, SP
O granizo registrado nesta quinta-feira (24) voltou a cobrir o chão de cidades da região de Ribeirão Preto (SP). Desta vez, moradores em Sertãozinho (SP) e em Jardinópolis (SP) foram surpreendidos pelo gelo que cobriu ruas, quintais e plantações.
Em Sertãozinho, moradores chegaram a recolher o granizo com uma pá e teve torcedor da seleção brasileira uniformizado que fez uma pausa no acompanhamento do jogo para fazer uma foto no quintal junto com o gelo.
Lucas Baratella, de Sertãozinho, SP, aproveita para fazer foto com o granizo
Arquivo pessoal
O que é o granizo
A meteorologista da Climatempo Carine Gama explica que o granizo pode ocorrer a qualquer época do ano, mas é mais comum na primavera por causa do calor combinado com a umidade que chega principalmente da região Norte do país.
O fenômeno está associado à formação de nuvens cumulonimbus, com grande desenvolvimento vertical.
“O calor combinado com a umidade que vem da região Norte do país e que também se forma nas camadas mais altas da atmosfera favorece a formação de nuvens grandes com desenvolvimento vertical, as cumulonimbus. Nas áreas mais alta da cumulonimbus, a temperatura está muito abaixo de zero grau, tanto é que podemos observar temperaturas inferiores a -20ºC, -30ºC, e é lá que o granizo se forma. O granizo vai crescendo até que ele fica tão pesado que ele desce.”
Segundo Carine, a corrente descendente de ar e o próprio peso trazem o granizo para baixo.
“Ao invés de chover água, chove pedrinhas de granizo. Até chegar ao solo parte acaba virando líquido, mas ele ainda consegue chegar em forma de pedra.”
Muro de empresa cai durante temporal em Rifaina, SP
Queda de muro
Em Rifaina (SP), a chuva forte começou na madrugada e causou prejuízo ao dono de uma empresa no Distrito Industrial. (Veja no vídeo acima)
Segundo Hugo Lourenço, a água foi tanta que o muro não suportou e caiu. Ele afirma que há dias os volumes de chuva têm sido expressivos na cidade, o que pode ter contribuído para comprometer a estrutura.
Ninguém ficou ferido, mas Lourenço estima que vá ter que desembolsar R$ 15 mil para refazer o muro.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
FONTE: Lapada Lapada