Assessoria
Jacques Gosch
RDNews
O ex-ministro Blairo Maggi (PP) está otimista quanto à possibilidade de emplacar seu aliado e correligionário Neri Geller (PP) no Ministério da Agricultura, dizem fontes ligadas ao progressista. A expectativa é que o comando do Mapa seja definido até 15 de dezembro.
Pesa a favor do deputado federal Neri Geller o fato de ter sido ministro da Agricultura e secretário nacional de Política Agrícola do Mapa durante o Governo Dilma Rousseff (PT). Além disso, apesar da derrota na disputa pelo Senado, foi um dos principais articuladores do palanque do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Mato Grosso.
Neri Geller, junto com o também aliado senador Carlos Fávaro (PSD), faz parte da equipe de transição de Lula.
RDNews apurou que além de Blairo, que foi aliado de primeira hora no primeiro Governo Lula, Neri Geller conseguiu articular apoio de membros da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), de arrozeiros do Rio Grande do Sul e de entidades como Cepagro. Ao mesmo tempo, enfrenta forte resistência de ruralistas de Mato Grosso ligados ao bolsonarismo.
A cassação do mandato de deputado federal por crime eleitoral não inviabiliza qualquer articulação, no entanto, existe um obstáculo para Neri Geller voltar ao Mapa. O também ex-ministro Antônio Rodrigues está tentando emplacar o aliado Arnaldo Jardim (Cidadania) no comando da pasta.
Agora, os bastidores da política acompanham a “disputa” para saber quem tem mais prestígio junto a Lula: Blairo ou Antônio Rodrigues.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

FONTE: SEMANA7