sábado, agosto 30, 2025

Casas inteligentes


Você ainda terá uma! A automação residencial, antes restrita apenas a construções de alto padrão ou grandes empreendimentos, tem se mostrado cada vez mais necessária e fundamental na rotina das pessoas. A tecnologia surgiu nos anos 70, nos EUA, quando os primeiros sistemas automatizados de controle foram desenvolvidos para aplicações industriais.
Atualmente, a transformação digital impulsionada pela pandemia fez com que esses sistemas crescessem exponencialmente e seu uso tem se tornado cada vez mais acessível e popular. Assistentes virtuais como Alexa ou Siri se modernizaram e já conseguem integrar um ambiente inteiro a partir de um único dispositivo.
Casas inteligentes
Pixabay
A lógica de funcionamento dos sistemas de automação é comum entre todos eles: um equipamento eletrônico se comunica com a internet e recebe as instruções de funcionamento através de um programa que é comandado pelos moradores por meio de um aparelho como celular ou tablet ou uma central de comando. Em outras palavras, significa que você pode controlar de maneira simples e fácil os equipamentos ou recursos de um ambiente diretamente da internet, tornando a vida mais prática e confortável.
Controlar a iluminação, climatização, som e muito mais por meio de um aparelho eletrônico ou comando de voz certamente é uma vantagem enorme. Uma dessas vantagens é a possibilidade de acionar alguns comandos mesmo estando em casa ou não, sendo até possível criar programações de rotinas do seu dia.
Através de alguns comandos, as cortinas podem ser acionadas para evitar a exposição solar intensa sobre móveis, janelas podem ser fechadas para proteção contra intempéries, também alguns equipamentos eletrônicos podem ser ligados como máquina de lavar roupa, máquina de lavar louças, cafeteira ou até robôs de limpeza, servindo como auxílio para situações rotineiras para manutenção da residência.
Casas inteligentes
Pixabay
Ademais, existem outros benefícios proporcionados pela automação dentre eles: segurança, praticidade, comodidade, economia, entretenimento, sustentabilidade e acessibilidade. Por fim, além de todas essas vantagens, existe benefício indireto: a valorização do imóvel.
Acessibilidade
Pessoas com algum tipo de deficiência, motora, visual ou auditiva, ou ainda alguma doença que exija acompanhamento serão os mais beneficiados com a automação. Objetos podem ser acionados sem ser necessário tocá-los, sensores de movimento podem detectar possíveis quedas e acionar serviços de resgates, ou até mesmo sensores de movimento acionar luzes para auxiliar na segurança visual etc.
Segurança
Câmeras de segurança possibilitam o monitoramento remoto através de sistemas de vídeos em tempo real, isso envolve não apenas saber se alguém entrou na casa, mas também se os filhos e/ou animais de estimação estão bem, por exemplo.
Conforto
A tecnologia possibilita que os dispositivos criem uma atmosfera confortável no ambiente e que se adaptem conforme suas necessidades: em um jantar romântico com criação de cenas com a iluminação, ou adequação da temperatura conforme o clima desejado etc., todos esses benefícios ajudam a criar um ambiente cada vez mais agradável e convidativo para os seus habitantes.
Casas inteligentes
Pixabay
Sustentabilidade
É possível reduzir inúmeros desperdícios como o de água e luz, por exemplo, uma vez que o morador consegue gerenciar o consumo de onde estiver e da maneira que julgar melhor.
Muitas pessoas estão buscando por mais tecnologia em suas residências. Por isso, desenvolver projetos arquitetônicos que incorporem a automação residencial pode ser um grande diferencial no mercado de arquitetura.
Sustentabilidade
Pixabay
Paula Jazmin Branchessi Arquiteta e Urbanista
Casa Viveza
Visite o nosso perfil do Instagram e saiba mais: https://www.instagram.com/branchessi.arq/

FONTE: Lapada Lapada

comando

DESTAQUES

RelacionadoPostagens