Objetivo do projeto é oferecer um tratamento mais colorido às crianças que chegam ao Hospital São Vicente de Paulo. Máscara da Elsa foi a última personalização feita pela equipe do hospital
Hospital São Vicente de Paulo/Divulgação
Homem Aranha, Pantera Negra, Elsa e Hulk. Personagens conhecidos dos filmes de heróis e animações infantis foram usados para transformar os tratamentos oncológicos infantis no Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí (SP).
A iniciativa, que foi criada em 2017 pelos próprios técnicos de radiologia do hospital, busca personalizar máscaras termoplásticas para ajudar as crianças durante o atendimento.
De acordo com a técnica de radiologia Camila Ferreira Souto Silva, há um protocolo diferenciado quando o hospital recebe pacientes infantis e o objetivo é dar um tratamento mais colorido. “A primeira coisa que perguntamos é que personagem ela gosta para que o tratamento não assuste”, conta.
O objetivo é dar um tratamento mais colorido aos pacientes infantis
Hospital São Vicente de Paulo/Divulgação
A última personalização feita pela equipe foi uma máscara da Elsa, da animação “Frozen: Uma Aventura Congelante”, para a paciente Lúcia Bezerra, de 7 anos, que iniciou a primeira de 17 sessões de radioterapia contra o Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer sanguíneo. O acessório foi feito com linha de crochê e até o penteado da princesa foi recriado.
Sobre o processo de personalização, Camila explica que cada um da equipe se movimenta para fazer. No caso da Elsa, ela se juntou com a irmã e um colega. “Pintei a máscara com um tom de rosa bebê para desenhar a cabeça e o pescoço. Meu colega de trabalho deu a ideia de comprar um cabelo falso, com linha. Os olhos e a boca nós imprimimos uma foto da internet no papel de foto e colamos com dupla face. Minha irmã cuidou dos acabamentos finais.”
Lúcia Bezerra, de 7 anos, iniciou as sessões de radioterapia contra o Linfoma de Hodgkin
Hospital São Vicente de Paulo/Divulgação
Para a mãe da paciente, Vanessa Bezerra, a personalização foi uma surpresa e tornou o processo menos doloroso para a filha. “Ela ficou muito feliz e a gente também. Está sendo mais divertido, ela já entra na sala sorrindo. Ela se sente no mundo das princesas”, relata.
“Quando ela viu a máscara, o olho dela brilhava de felicidade. Ficou muito encantada”, compartilha.
Já a técnica Camila afirma que proporcionar isso para os pequenos traz à tona apenas um sentimento: o de gratidão.
“Me sinto grata por poder alegrar uma criança nesse momento tão difícil e poder saber que ela sempre irá entrar para a sessão com um sorriso no rosto”, finaliza.
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
FONTE: Lapada Lapada
Princesas e super-heróis: máscaras personalizadas transformam tratamentos oncológicos infantis em Jundiaí
