Lucas Figueiredo/CBF
João Pedro Donadel
Da Redação
A seleção croata venceu o Brasil após disputa de pênaltis nas quartas de final da Copa do Catar. A partida aconteceu na tarde desta sexta-feira (9), no Estádio Cidade da Educação, Doha.
Agora a Croácia aguarda o vencedor do confronto entre Argentina e Holanda para saber quem enfrentará nas semi finais, na próxima terça-feira (13).
Com a eliminação, o tabu de 20 anos sem vencer seleções europeias em mata-mata de Copa se manteve. Desde o mundial de 2002, o Brasil não supera uma equipe do Velho Continente nas fases agudas.
Apesar de seu favoritismo, a seleção Canarinha não conseguiu superar o trabalho coletivo bem exercido pela equipe da Croácia.
O time croata conseguiu anular o Brasil desde o início da partida, com superioridade numérica no meio-campo. No segundo tempo, o Brasil conseguiu tomar as rédeas da partida, mas sem converter em gol. O goleiro Livakovic fez grandes defesas e garantiu o empate, que levou o jogo para a prorrogação.
No tempo extra, após grande jogada coletiva de Neymar, Lucas Paquetá e Rodrygo, o Brasil abriu o placar com gol de Neymar no último minuto do primeiro tempo da prorrogação.
Para a segunda etapa, a Croácia veio pra cima, e após vacilo do ataque brasileiro, em um contra-ataque, Petkovic bateu e contou com o desvio em Marquinhos para bater Alisson.
Com o empate e a superioridade no jogo, a Croácia entrou mais leve nas cobranças de pênaltis. Além disso, logo na primeira cobrança, Rodrygo parou em Livakovic. Alisson, o arqueiro brasileiro não conseguiu pegar nenhuma cobrança dos croatas e no 4º penâlti, Marquinhos acertou a trave, o que arrematou a classificação croata para as semis.
Destaques
Apesar da derrota, o Brasil teve destaques individuais, como a solidez defensiva de Thiago Silva e Rodrygo, após entrar no segundo tempo, deu uma maior movimentação à equipe.
Do lado croata, Livakovic e Modric comandaram a partida. O primeiro parou os ataques no tempo normal da seleção brasileira, enquanto o consagrado meio-campista do Real Madrid comandou sua seleção a mais um top 4 em Copas.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
Secom-AL
FONTE: SEMANA7