O governador Mauro Mendes (União) nomeou o promotor Deosdete Cruz Júnior como procurador-geral de Justiça de Mato Grosso para o biênio 2023/25.
Deosdete, de 42 anos, foi o mais votado na votação realizada pelos membros do Ministério Público Estadual no início do mês. Ele vai substituir o atual procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges.
A nomeação está no Diário Oficial do Estado.
Embora não fosse obrigado a nomear o mais votado, Mendes manteve a tradição de chancelar a escolha da maioria dos membros do MPE.
Na eleição interna, Deosdete recebeu 206 votos contra 76 dados para a promotora Elisamara Sigles Vodonós Portela, única adversária.
No dia da apuração, ele afirmou que a instituição esperava que Mendes respeitasse a vontade da maioria e o nomeasse.
A disputa teve início no dia 2 de dezembro e a eleição ocorreu de modo virtual, em que os 262 integrantes (promotores e procuradores) do MPE puderam votar. Houve mais votos do que aptos a votar porque é permitido escolher mais de um candidato.
Deosdete é atual subprocurador-geral de Justiça e integra o grupo de Borges. Quando manifestou sua intenção pela vaga, argumentou que tem 18 anos de carreira, “dos quais quase 4 anos atuando na atual gestão como subprocurador-geral, coloco meu nome à disposição”, disse.
FONTE: Midia News