O colégio entende que a avaliação é um processo que ocorre ao longo de todo o ano, não somente em épocas específicas. O método de avaliação do Anglo vai muito além das provas tradicionais
Divulgação/Anglo Sorocaba
O aluno que nunca passou por um período de provas sem ficar nervoso que atire a primeira caneta.
Seja no Ensino Fundamental ou Médio, é muito comum que o processo de avaliação escolar venha carregado de expectativas e ansiedade não só por parte dos alunos, mas também dos professores.
Isso porque todos estão sendo avaliados: os estudantes testam seus conhecimentos e os professores, seu método de ensinar e de saber estruturar boas provas.
Atento a esse contexto, o Colégio Anglo Sorocaba entende que a avaliação é um processo que ocorre ao longo de todo o ano letivo, e não apenas através de provas escritas ou subjetivas.
Conforme fala a diretora geral da instituição de ensino, Carolina Lyra, é fundamental que os estudantes compreendam as avaliações como parte daquilo que viveram na escola.
É justamente por isso que o Anglo se esforça para estruturar provas com diferentes formatos, de modo que não gerem sofrimento ou ansiedade nos alunos.
“O nosso processo avaliativo procura contemplar as diferentes habilidades e competências. Interpretação de texto, trabalho em equipe, compreensão e tomada de decisões são alguns exemplos”.
Do fundamental ao ensino médio: os diferentes tipos de avaliação adotados no Anglo
Vários formatos de prova são aplicados no Anglo Sorocaba
Divulgação/Anglo Sorocaba
Com o objetivo de preparar os estudantes para os desafios da vida, o Colégio Anglo desenvolve um sistema de avaliação que aborda vários formatos de prova.
Desde as já conhecidas (múltipla escolha, redação e subjetiva), até atividades que observam o desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro profissional.
Exemplo disso são as provas temáticas.
Conforme a diretora Carol Lyra, essas avaliações acontecem quando um tema central, ensinado naquele bimestre por todas as disciplinas, norteia as avaliações.
“É importante para o aluno entender a correlação entre as coisas. O fato de ele ter uma apostila de química separada da de geografia, por exemplo, faz com que os conhecimentos fiquem compartimentalizados na cabeça dele. A intenção com essas provas temáticas é mostrar ao estudante que tudo está correlacionado e que o entendimento global sobre os assuntos é de extrema importância”, explica.
Outro esforço do Anglo para consolidar a formação dos alunos são as provas de interpretação de texto, que exigem a habilidade de ler, entender e dissertar sobre determinado conteúdo.
“É um tipo de prova que acontece em todas as disciplinas do Ensino Médio e fundamentais 1 e 2, respeitando, claro, o nível de amadurecimento de cada ano”, complementa Carol.
Trabalho em equipe também conta na avaliação final
Os projetos temáticos do Ensino Fundamental são diferenciais do Anglo Sorocaba
Divulgação/Anglo Sorocaba
Uma iniciativa que rende não só conhecimento, mas senso de equipe, responsabilidade, criatividade e muita “mão na massa” são os projetos temáticos do Ensino Fundamental 2.
Assim como na avaliação temática, esse projeto envolve todas as disciplinas em torno de um tema principal. A diferença é que nesse desafio, os alunos precisam apresentar um produto final.
“Na última edição, o tema central foi moda sustentável e os alunos, além de fazer um estudo acerca do assunto, executaram um desfile, respeitando os conceitos da sustentabilidade”, lembra Carol.
Nesse contexto, portanto, a nota não foi concedida somente conforme a entrega do produto final, mas também considerando o desempenho geral e individual de cada aluno diante do trabalho em equipe.
A mão na massa, entretanto, não fica somente no Ensino Fundamental 2. O Ensino Médio, apesar de estar muito focado no vestibular e Enem, também precisa solucionar desafios que se aproximam do campo prático, através dos chamados itinerários formativos.
“Todas as aulas e atividades da rotina são avaliativas e recebem uma nota. Não é só a prova. É o todo, o processo”, salienta a diretora.
E para encerrar o ano com chave de ouro, no quarto bimestre, mais uma atividade envolve os alunos.
Professores das disciplinas de química e física se unem e desafiam os alunos a estruturar um experimento coletivo que, posteriormente, vem acompanhado de uma prova individual.
Mas não para por aí!
História e geografia também se unem e instigam as turmas a criarem fluxogramas, infográficos ou mapas mentais sobre o tema central.
Conforme lembra Carol Lyra, a Energia Sustentável e Limpa – ODS 7 do Pacto Global das Nações Unidas e sua evolução ao longo do tempo foi a pauta desse trabalho.
“Não podemos esquecer, também, da biologia que se juntou com matemática e teve como resultado um criterioso estudo de caso criado pelos alunos acerca de células fotoelétricas”.
Literatura, Português e, claro, Redação, também entram nesse sistema e desafiam os alunos a elaborarem textos críticos sobre o que viram, ouviram e experimentaram.
Mapa de competências e a educação para o futuro
De olho no futuro e nas tendências de educação, a equipe pedagógica do Anglo Sorocaba entende que a nota é, sim, importante, mas não o todo.
Por isso, estruturam um modelo de avaliação que considera importantes competências, como:
Compreensão;
Memorização;
Aplicação;
Desafio.
Segundo Carol, quando esse mapa é divulgado, os alunos conseguem observar o quanto evoluíram naquele ano letivo, além dos pontos que precisam melhorar.
“No final do Ensino Médio todos os alunos vão prestar Vestibular e terão que saber fazer uma prova. A nossa missão, portanto, é ensiná-los a sedimentar o conhecimento, a interpretar, fazer as melhores respostas e, especialmente, não ter medo desses processos seletivos. Se eles conquistarem essas habilidades, certamente vão garantir um futuro no ensino superior”, finaliza.
Quer saber mais sobre outros projetos e iniciativas desenvolvidos no Colégio? Acesse o blog do Anglo Sorocaba!
FONTE: Lapada Lapada







