A grande final do Peladão Bem Estar 2022 aconteceu na noite de ontem (17) no Estádio Municipal Eurico Gaspar Dutra, o “Dutrinha”, e teve o Gela Guela como o grande campeão. A equipe várzea-grandense venceu o FSR, de Nossa Senhora do Livramento-MT, pelo placar de 1 a 0 e o gol foi marcado pelo zagueiro Lukão, de cabeça, no segundo tempo.
É a primeira vez que o Gela Guela conquista o título do maior campeonato de futebol amador do Brasil. A equipe já havia levantado o caneco em competições importante do futebol society, como a Copa Thiú e do Ralinha Dom Aquino, quando foi campeão na edição Ralinha 100 Mil em parceria com o São Matheus, de Cuiabá. Desta vez, o presidente Carlinhos e sua diretoria peitou o rolo sozinho e chegou ao topo do futebol amador de MT.
O JOGO
Durante a primeira etapa, a equipe do Gela Guela conseguiu se impor diante do FSR. Com mais posse de bola e volume de jogo, a equipe treinada por Pedro Paulo Sapinho encurralou o time livramentense e foi em busca do gol desde o apito inicial. O esquema com três atacantes (Léo Mangabeira, Adriano Imperador e Luquinhas Santo Antônio) fez o time adversário priorizar a marcação para tentar jogar no contra-ataque.
Apesar de mandar no jogo, o Gela Guela não conseguiu criar chances tão claras de gols, pois apostava em chutes de fora da área e quando tentava chegar através de troca rápida de passes, acabou pecando na parte final do campo quando estava próximo do gol. O FSR chegou duas vezes em contra-ataques, mas o goleiro Angu impediu que a rede fosse balançada.
No segundo tempo, enquanto as duas equipes ainda estudava a melhor forma de jogar para tentar encontrar o gol, o Gela Guela foi quem abriu o placar em lance de bola parada. Com apenas oito minutos, Tota cobrou escanteio, Luquinhas Santo Antônio desviou na primeira trave e Lukão apareceu livre no “segundo pau” para escorar de cabeça para o fundo da rede e fazer 1 a 0.
Depois do gol, o panorama mudou. O FSR demonstrou muita capacidade física, enquanto o Gela Guela deixou o seu ritmo cair. A equipe de Nossa Senhora do Livramento-MT foi quem teve mais a posse de bola e começou a ditar o ritmo de jogo, enquanto o Gela Guela era quem optava por contra-atacar. A partida ganhou emoção, pois o time livramentense criou oportunidades de gols, mas encontrou o goleiro Angu em noite inspirada.
No apagar das luzes, por pouco o FSR não conseguiu empatar a partida, quando Ruanzinho cruzou a bola na área e Peba estava livre para realizar o cabeceio, mas Tallyson ao tentar realizar uma “bicicleta” acabou atrapalhando o zagueiro que estava se aventurando no ataque, fazendo a agremiação perder a última chance de igualar o placar, já nos acréscimos. Sem tempo para mais nada, o árbitro acabou o jogo, e o Gela GUela comemorou o tão sonhado título de campeão do Peladão.
FONTE: mtesporte
