A Rússia vê a visita do presidente ucraniano aos Estados Unidos como uma ameaça. Rússia condena visita de Zelensky aos EUA
A visita do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Washington provocou protestos do governo russo.
Em visita histórica de Zelensky aos EUA, Biden reforça apoio à Ucrânia com doação de sistema de mísseis
Guerra na Ucrânia: o significado histórico – e estratégico – da visita de Zelensky a Washington
A Rússia vê a visita do presidente ucraniano aos Estados Unidos como uma ameaça. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que nada de bom virá desta viagem, e que o fornecimento contínuo de armas ocidentais à Ucrânia levaria a um “aprofundamento” do conflito.
“Isso não é um bom presságio para a Ucrânia”, disse Peskov.
Guerra na Ucrânia: o que o envio de mísseis Patriot pelos EUA pode significar para o conflito
O presidente Vladimir Putin visitou o Ministério da Defesa e conheceu a nova geração de armamentos russos, incluindo drones.
Na reunião com os comandantes militares, falou que a Rússia não tem culpa do que está acontecendo. Disse ainda que considera os ucranianos um povo irmão, e que ambos sofrem com essa tragédia. Putin voltou a responsabilizar os países do Ocidente, que, segundo ele, fizeram uma lavagem cerebral nos países que faziam parte da União Soviética, a fim de desintegrar a Rússia.
Putin prometeu aos comandantes continuar a desenvolver armas nucleares e novos mísseis. Afirmou que não vai destruir a economia e sacrificar o povo russo, mas que não faltarão recursos para a operação militar.
Ucrânia: com bombardeio de infraestruturas elétricas, inverno é o maior aliado de Putin
O governo da Ucrânia informou que os últimos bombardeios russos voltaram a atingir a infraestrutura de energia, e avisou que a população deve se preparar, porque o objetivo da Rússia é deixar os ucranianos no frio e na escuridão neste inverno.
O Papa Francisco voltou a fazer um apelo em nome do povo ucraniano, que não tem elementos essenciais de sobrevivência, como eletricidade e aquecimento; e pediu que, nessa época de festas, todos lembrem das crianças ucranianas, que perderam a capacidade de sorrir.
FONTE: Lapada Lapada