Stopa confia na aprovao de taxa do lixo e planta genrica

Otmar de Oliveira

 

Vice-prefeito da capital do Estado, José Roberto Stopa acredita que a Câmara de Cuiabá irá aprovar a taxa de coleta de lixo e a atualização da Planta de Valores Genéricos do Município de Cuiabá. Stopa confia que a Prefeitura de Cuiabá tem aliados suficientes para que isso ocorra. 

Os dois projetos têm sido discutidos há semanas na Casa de Leis do município. Sobre a atualização da Planta de Valores Genéricos, ou “planta genérica”, que deve refletir no valor do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU), vereadores da oposição apontaram que em alguns bairros o aumento do IPTU pode chegar a 1000%.

Os parlamentares também questionam as cobranças neste período de pós-pandemia, em que muitas famílias ainda estão se recuperando financeiramente. O argumento dos parlamentares da base da Prefeitura é sobre a defasagem da planta genérica, atualizada pela última vez em 2010.

“Com relação à planta na verdade o que se está fazendo é justiça, é só olhar o que cidades do mesmo porte de Cuiabá arrecada, então na verdade não é um aumento e sim uma correção de algumas distorções”, disse Stopa.

Sobre a taxa do lixo Stopa explicou que foi estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento e deverá ser implantada em algum momento. O vice-prefeito ainda disse que o Executivo municipal esteve atuando para conseguir os votos necessários à aprovação dos projetos e acredita que conseguiram apoio suficiente.

 “Acredito que sim, estamos trabalhando pra isso. A taxa do lixo faz parte do marco do saneamento, mais dia ou menos dia ela vai acontecer, não tem como evitar, inclusive o prefeito e os vereadores vão responder por isso se não aprovarem, então vai ter que acontecer”.

Uma sessão ordinária será realizada na Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça-feira (27), ocasião em que devem ser votados os projetos.

FONTE: Folha Max

comando

Sair da versão mobile